Repository logo
 
Publication

Organização do espaço - materiais em creche e jardim de infância

dc.contributor.advisorCardona, Maria João
dc.contributor.authorFerreira, Joana Pereira
dc.date.accessioned2017-08-16T08:59:27Z
dc.date.available2017-08-16T08:59:27Z
dc.date.issued2014-04-09
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório decorre da unidade curricular de Prática e Intervenção Supervisionada, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. “Organização do espaço - materiais em Creche e Jardim de Infância” é o título do meu relatório final que reflete a importância do ambiente educativo para as crianças, nomeadamente a organização do espaço de sala de aula, que é o tema que escolhi para a minha pesquisa. A partir deste tema surgiu a questão, “Qual a relevância dada pelas educadoras de Creche e Jardim de Infância à organização do espaço - materiais tendo em conta o bem-estar e aprendizagem das crianças?”, que serve de base ao desenvolvimento deste Relatório. Assim, para desenvolver a minha questão decidi investigar a opinião das educadoras sobre as características físicas e importância do espaço onde estas exercem a sua ação educatica e a relevância dos materiais disponíveis neste processo e ainda a natureza e/ou características dos mesmos. O Relatório encontra-se dividido em duas partes fundamentais: a primeira parte em que apresento o percurso e os contextos onde realizei os meus estágios ao longo do ano, as aprendizagens e dificuldades que surgiram, assim como algumas questões que levaram ao surgimento da questão de pesquisa. Na segunda parte, apresento a questão de pesquisa e a metodologia de trabalho utilizada, fundamento teoricamente a questão, a organização do espaço na educação pré-escolar tendo em conta a bibliografia disponível e alguns modelos pedagógicos para a Educação de Infância, nomeadamente, o modelo High-Scope, o Movimento da Escola Moderna e o modelo Reggio Emilia. Refiro ainda a importância dos materias neste mesmo espaço sem esquecer o bem-estar e aprendizagem das crianças. De seguida, apresento o trabalho de pesquisa realizado, os dados recolhidos e analisados e principais conclusões dos mesmos. De acordo com a pesquisa feita foi possível concluir que o modo como é organizado o espaço da sala, os materiais utilizados e a participação ativa das crianças é essencial para que se possa proporcionar bem-estar e aprendizagens significativas ao desenvolvimento das crianças. O relatório termina com uma reflexão final sobre todo o percurso de aprendizagem realizado durante os estágios e na sequência da pesquisa realizada.pt_PT
dc.description.abstractThis report is the result of research carried out for the course and Intervention Supervised Practice of Master’s degree in Preschool Education. “Organization of space - materials at nursery and kindergarten” is the title of my final report that reflects the importance of the educational environment for children, namely in what concerns classroom space organization, theme I have chosen for my research. From this theme the question arose “What the relevance given by the educators of nursery and kindergarten to the organization of space - materials talking into account the welfare and learning of children?”, which underpins the development of this report. Thus, to develop my question I decided to investigate educators points of view on physical characteristics and importance of the space where they exert their educational action as well as the relevance of materials available in this process and the nature and/or their characteristics. The report is divided into two main parts: in the first part I did my internships throughout the year, the learning process and difficulties that arose, as well as some issues that led to the emergence of research question. In the second part, I present the research question and the working methodology, I ground theoretically the question, the organization of space in presschool education in view of the available literature and taking into account various pedagogical models for childhood education, in particular, the High-Scope Model, the Modern School Movement and the Reggio Emilia Model. I also stress the importance of materials in this same space without forgetting welfare and learning process of children. Then I present the research done, the data collected and analyzed and main conclusions of my work. According to research done it was possible to conclude that the way is organized the space in the classroom, the materials used and the ative participation of children is essential so that it can provide welfare and significant learning to development of children.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201151898
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1851
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectambiente educativopt_PT
dc.subjectespaço educativopt_PT
dc.subjectbem-estarpt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectpreschool educationpt_PT
dc.subjecteducational environmentpt_PT
dc.subjecteducational spacept_PT
dc.subjectwelfarept_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.titleOrganização do espaço - materiais em creche e jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final_Joana Ferreira.pdf
Size:
950.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: