Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Importância do envolvimento parental no desempenho escolar das crianças

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Estágio_MEPE1CEB_Magda Santos.pdf914.65 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém. Encontra-se dividido em quatro partes, sendo a primeira parte referente ao percurso realizado ao longo das quatro práticas de ensino supervisionadas, nas valências de creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico. A segunda parte apresenta uma reflexão sobre as aprendizagens adquiridas e dificuldades sentidas ao longo de todo o percurso de formação e as questões que levaram à escolha do tema da pesquisa que é apresentada na terceira parte deste relatório. Na apresentação desta pesquisa, num primeiro momento, são explicitados os objetivos, refletindo a importância que o envolvimento parental tem no desempenho escolar das crianças. Neste estudo utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, tendo os dados sido recolhidos através de entrevistas realizadas a três educadoras e três professoras do 1.º ciclo do ensino básico. Na quarta, e última parte do relatório, é feita uma reflexão acerca da globalidade do trabalho desenvolvido nos estágios e na pesquisa realizada e das suas implicações a nível da aprendizagem profissional. Os resultados do estudo evidenciaram que as crianças cujos/as pais/famílias estão mais presentes no seu percurso educativo, apresentam mais segurança e motivação em todas as atividades e tarefas realizadas no jardim de infância e na escola, contribuindo, positivamente, para o desenvolvimento integral e desempenho escolar das crianças. Partindo desta reflexão, foram estudadas algumas sugestões acerca da forma como os/as docentes podem motivar uma maior participação das famílias nas práticas educativas das crianças.
This report is produced within the scope of the Master's in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, carried out at the School of Education of the “Instituto Politécnico de Santarém”. It is divided into four parts, being the first part related to the journey experienced during the four supervised teaching practices in the contexts of nursery, kindergarten, and the 1st cycle of basic education. The second part provides a reflection on the learnings acquired and the challenges encountered throughout the training process, as well as the issues that led to the selection of the research topic presented in the third part of this report. In the presentation of this research, the objectives are first outlined, highlighting the significance of parental involvement in children's performance. This study used a qualitative methodology, with data collected through interviews conducted with three educators and three teachers from the 1st cycle of basic education. The fourth and final part of the report reflects on the overall work developed during the internships and the research conducted, as well as its implications for professional learning. The study's results revealed that children whose parents/families are more involved in their educational journey exhibit greater confidence and motivation in all activities and tasks undertaken in preschool and school, positively contributing to their overall development and school performance. Based on this reflection, several suggestions were explored regarding how educators can encourage greater family participation in children's educational practices.

Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Keywords

família envolvimento parental jardim de infância escola desempenho escolar family parental involvement kindergarten school academic performance

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue