Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-20"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Importância do envolvimento parental no desempenho escolar das criançasPublication . Santos, Magda Alexandra Grazina dos; Cardona, Maria JoãoO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém. Encontra-se dividido em quatro partes, sendo a primeira parte referente ao percurso realizado ao longo das quatro práticas de ensino supervisionadas, nas valências de creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico. A segunda parte apresenta uma reflexão sobre as aprendizagens adquiridas e dificuldades sentidas ao longo de todo o percurso de formação e as questões que levaram à escolha do tema da pesquisa que é apresentada na terceira parte deste relatório. Na apresentação desta pesquisa, num primeiro momento, são explicitados os objetivos, refletindo a importância que o envolvimento parental tem no desempenho escolar das crianças. Neste estudo utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, tendo os dados sido recolhidos através de entrevistas realizadas a três educadoras e três professoras do 1.º ciclo do ensino básico. Na quarta, e última parte do relatório, é feita uma reflexão acerca da globalidade do trabalho desenvolvido nos estágios e na pesquisa realizada e das suas implicações a nível da aprendizagem profissional. Os resultados do estudo evidenciaram que as crianças cujos/as pais/famílias estão mais presentes no seu percurso educativo, apresentam mais segurança e motivação em todas as atividades e tarefas realizadas no jardim de infância e na escola, contribuindo, positivamente, para o desenvolvimento integral e desempenho escolar das crianças. Partindo desta reflexão, foram estudadas algumas sugestões acerca da forma como os/as docentes podem motivar uma maior participação das famílias nas práticas educativas das crianças.
- External load transition practices from pre-season to in-season. A case study in elite female professional soccer playersPublication . Oliveira, Rafael; Morgans, Ryland; Fernandes, Renato; Brito, João; Espada, Mário C.; Santos, Fernando J.Thestudy aim wastocomparetheexternal load during varying microcycles (M1-M4 during pre-season and M5during the in-season) in elite female Portuguese soccer players and to describe external load variations between differing Ms. Fourteen first-team players partici pated in the study (age 23.29 ± 3.19 years, weight 59.14 ± 6.87 kg, height 1.66 ± 0.08 m). Load measures included total distance, high-speed running (HSR) distance (�15 km/h), number ofaccelerations and decelerations [acceleration 1 (ACC1), >1–2 m/s; acceleration 2 (ACC2), >2–3m/s; acceleration 3 (ACC3), >3–4 m/s; acceleration 4 (ACC4), >4 m/s] and decelerations [deceleration 1 (DEC1), <1–2 m/s; deceleration 2 (DEC2), <2–3 m/s; deceler ation 3 (DEC3), <3–4 m/s; deceleration 4 (DEC4), <4 m/s]. M1 showed higher values of total distance, ACC1, ACC2, ACC3, DEC2,DEC3andDEC4thanM2(p=<0.001–0.04), although HSR washigher inM2(p<0.001). M2showedlowervalues ofHSR, ACC1, DEC1,DEC2,DEC3thanM3(p=0.001–0.04).M3reportedhigher values of total distance, ACC1,ACC2,DEC1,DEC2thanM4(p=<0.001–0.03),whileM4onlyfoundhighervalues of ACC4andDEC4thanM5(both,p=0.01).Thehighestvaluesoccurred inM3for the majority of external load metrics (except ACC3, ACC4, and DEC4 which were higher in M4). However, during the transition from M4 to M5, only ACC4 and DEC4 decreased with all other measures maintained, thus supporting the notion to maintain similar loading patterns during official competition.
- A avaliação na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Azinheira, Liliana Sofia Pereira; Cardona, Maria JoãoO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém e está organizado em duas partes. Na primeira parte, é apresentado o trabalho desenvolvido no decorrer dos estágios realizados, sendo evidenciados os principais aspetos positivos e negativos vivenciados, assim como as principais experiências de aprendizagem realizadas. Na segunda parte, apresenta-se a componente investigativa, que teve como objetivo analisar a avaliação na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação contou com a participação das estudantes do mestrado que habilita para a docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2022/2024), procurando-se estudar a avaliação observada e realizada nas suas práticas supervisionadas e as suas dificuldades na realização da mesma. Contou, ainda, com a participação de uma educadora de infância e duas professoras do 1.º Ciclo. Pretendi com esta pesquisa aprender mais sobre as formas e meios de avaliação utilizados no jardim de infância e na escola. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se utilizado técnicas de recolha de dados como o inquérito por questionário, entrevista e análise documental. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo à análise de conteúdo. O presente estudo pretendeu identificar as estratégias, os métodos e os instrumentos de avaliação a que os/as educadores/as e professores/as recorrem para realizarem a avaliação dos alunos. Foi feito um inquérito por questionário às estudantes da turma, para recolher dados sobre as observações feitas durante os estágios relativamente à avaliação das crianças. A partir da análise destes dados foi possível verificar que, durante os estágios, os instrumentos mais utilizados foram: as grelhas de avaliação, a observação direta, o portefólio e os/as testes/fichas de avaliação. Foram, ainda, feitas entrevistas a uma educadora e duas professoras cooperantes. De acordo com a análise destes dados observamos que nas suas práticas educativas integram com regularidade os trabalhos de grupo e os projetos. Recorrem com regularidade a ferramentas digitais/tecnológicas que consideram uma mais-valia na avaliação. Relativamente ao envolvimento das crianças e das famílias, tanto as mestrandas como as profissionais cooperantes, requerem uma constante preocupação em incluí-las na prática, utilizando diversas estratégias de forma a ser possível esse envolvimento, nomeadamente a autoavaliação das crianças, o feedback das suas aprendizagens e a transmissão de informações aos encarregados de educação.
- Modelo de Gestão Aplicado à Mitigação de Riscos na Desidratação em Idosos Institucionalizados Estudo de caso numa Estrutura Residencial para IdososPublication . Ana Patrícia Lavareda de Carvalho; Rosa, Marta Maria Gonçalves; Pinto, Marco José BarbasIntrodução: Este projeto aborda a desidratação em idosos institucionalizados numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. Com o envelhecimento mundial acelerado, é crucial promover um envelhecimento saudável. O estudo foca-se na gestão de risco da desidratação. Objetivos: Analisar o modelo de gestão de risco na prevenção da desidratação, identificar fatores de risco, avaliar estratégias e propor medidas preventivas. Metodologia: Revisão da literatura e estudo de caso observacional com 193 idosos, utilizando dados clínicos e uma grelha de observação. Análise estatística com o software R. Resultados: A idade média dos residentes é 84 anos, predominando as mulheres. A desidratação prevaleceu nos homens. 83 residentes demonstraram consciência da sede, principalmente sem doenças cognitivas. A equipa de ação direta foi crucial na monitorização da ingestão de líquidos. Conclusão: Uma gestão eficaz da hidratação exige uma abordagem multidisciplinar personalizada. A instituição usa eficientemente o software MySenior e oferece formação contínua, enfrentando desafios como a falta de recursos humanos e aproveitando oportunidades.