Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A relação instituição-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de educação pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, sendo composto por duas partes. A primeira parte, refere-se a todo o percurso realizado nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada (PES) II, em valência de creche, jardim de infância e 1.º CEB. Na segunda parte, destaca-se a prática investigativa, na qual se pretende estudar as suas conceções relativas à importância da relação instituição-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, identificando algumas dificuldades sentidas, pelas famílias, neste envolvimento. Para este estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, cujos dados foram recolhidos através de entrevistas realizadas a três educadoras, a três professoras, bem como a seis familiares de algumas crianças, de modo a que existisse dados mais ricos para uma posterior análise. Após a organização e análise dos resultados, realizou-se uma comparação entre os mesmos e a revisão da literatura, chegando assim, a diversas conclusões pertinentes ao estudo. É de salientar a importância da participação da família no processo educativo da criança, para que exista sucesso no desenvolvimento da aprendizagem da mesma.
This internship report comes within the scope of the Master’s Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE), held at the Escola Superior de Educação de Santarém, consisting of two parts. The first part refers to the entire course taken throughout the different contexts of Supervised Teaching Practice II, including its presence in a daycare center, a kindergarten and in the 1st CBE. In the second part, the investigative practice is what stands out, whose intent is to study its notions concerning the importance of the institution-family relationship for the development of the child's learning, identifying some difficulties felt by several families in this engagement. For this study, it was taken resort to a methodology of qualitative nature, whose data was collected through interviews with three educators, three teachers, and six relatives of some children, so that there would be more enriched data for a future analysis. After organizing and analyzing the results, it was made a comparison between it and the literature review, which led to the establishment of several points relevant to the study. It is important to emphasize the value of the family’s participation in the child's educational process, so that its learning development is successful.

Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Keywords

família participação familiar sucesso e insucesso educativo benefícios e dificuldades da colaboração Familiar estratégias de participação familiar family family participation educational success and failure benefits and difficulties of family collaboration family participation strategies

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue