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- Sex differences in relationships between perceived coach-induced motivational climates, basic psychological needs, and behavior regulation among young swimmersPublication . Rodrigues, Filipe; Macedo, Rita; Cid, Luis; Teixeira, Diogo Santos; Marinho, Daniel Almeida; Monteiro, DiogoThis study analyzed independent and codependent effects of task- and ego-involving motivational climates on basic psychological need satisfaction and behavioral regulation (i.e., autonomous and controlled motivation) among young athletes. Participants were young Portuguese female (n = 114) and male (n = 324) swimmers, nested within four different clubs. Participants completed a multisection survey, assessing motivational climates, basic psychological needs satisfaction, and behavioral regulation. We used polynomial regression analysis with surface response methodology to analyze the interactions between these constructs. We found that perceived task- and ego-involving motivational climates were not mutually exclusive; rather, their relationship depended on how athletes perceived coaches’ behaviors and how coaches emphasized one or both climates. Coaches who fostered both motivational climates promoted positive outcomes among male (but not female) athletes
- A relação instituição-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de educação pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básicoPublication . Pascoal, Ana Sofia Maia; Marques, RamiroO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, sendo composto por duas partes. A primeira parte, refere-se a todo o percurso realizado nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada (PES) II, em valência de creche, jardim de infância e 1.º CEB. Na segunda parte, destaca-se a prática investigativa, na qual se pretende estudar as suas conceções relativas à importância da relação instituição-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, identificando algumas dificuldades sentidas, pelas famílias, neste envolvimento. Para este estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, cujos dados foram recolhidos através de entrevistas realizadas a três educadoras, a três professoras, bem como a seis familiares de algumas crianças, de modo a que existisse dados mais ricos para uma posterior análise. Após a organização e análise dos resultados, realizou-se uma comparação entre os mesmos e a revisão da literatura, chegando assim, a diversas conclusões pertinentes ao estudo. É de salientar a importância da participação da família no processo educativo da criança, para que exista sucesso no desenvolvimento da aprendizagem da mesma.