Repository logo
 
Publication

Construção e exploração da peteca em turma de 7-10 anos de idade com crianças de origem brasileira

dc.contributor.authorSerrão-Arrais, Ana
dc.contributor.authorCatela, David
dc.contributor.authorMarreiros, B.
dc.contributor.authorCopa, B.
dc.contributor.authorOliveira, A.
dc.contributor.authorNunes, M.
dc.date.accessioned2024-02-10T23:25:55Z
dc.date.available2024-02-10T23:25:55Z
dc.date.issued2023-11
dc.description.abstractO sentimento de pertença e inclusão são conceitos essenciais na sociedade e determinantes em ambientes educativos. Como a peteca (P) é um brinquedo indígena brasileiro, analisámos numa classe do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) (N=16, 106,6±10,3 meses; meninas=9; meninos=6), o comportamento de crianças de origem brasileira (B) (n= 8) e de outras nacionalidades (portuguesa e indiana) (D), perante o desafio de construir a sua P e com ela experimentar rebatimentos (R) individualmente e a pares (5 ensaios (E) por condição). Todas as crianças B sabiam o nome da P, mas das D só 3. Nenhuma tinha brincado com a P. No conjunto da amostra não houve diferença entre géneros e idades. As crianças B significativamente tiveram menos: tentativas nos nós, vezes de apoio no 2º nó, total de apoios para os nós, tempo para construir a sua P; e, realizaram mais R individuais nos 2º e 4º E e no conjunto e média dos E; e, na média de R a pares. Contrariamente aos pares sem crianças B, os pares mistos (D e B) realizaram uma média superior do 2º até ao 4º E, adicionalmente tiveram um total e uma média de R recíprocos superiores aos pares só D ou B. As crianças B reconheceram a P como seu artefacto identitário, tanto concetualmente como corporalmente; que se pode ter refletido na sua partilha com as crianças D. Os resultados deste estudo sustentam a possibilidade do uso do brinquedo, como artefacto cultural, na promoção do sentimento de pertença em crianças migrantes e de sustentabilidade de inclusão.pt_PT
dc.description.abstractThe feeling of belonging and inclusion are essential concepts in society and determinants in educational environments. As the peteca (P) is a Brazilian indigenous toy, we analyzed in a class of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) (N=16, 106.6±10.3 months; girls=9; boys=6), the behavior of Brazilian origin children (B) (n= 8) and of other nationalities (Portuguese and Indian) (D), faced with the challenge of building their P and with it experimenting it individually and in pairs (5 trials (E) per condition). All the B children knew P's name, but only 3 of the D children. None had played with P. In the sample as a whole, there was no difference between genders and ages. Children B had significantly less: knot attempts, support times at the 2nd knot, total knot supports, time to build their P; and, they performed more individual hits in the 2nd and 4th E and in the set and average of the E; and, in batting average in pairs. Contrary to the pairs without B children, the mixed pairs (D and B) performed a higher average from the 2nd to the 4th E, additionally had a total and an average of reciprocal hits higher than the pairs with only D or B. The B children recognized the P as its identity artifact, both conceptually and bodily; which may have been reflected in their sharing with the D children. The results of this study support the possibility of the use of toys, as a cultural artifact, in promoting a sense of belonging in migrant children and the sustainability of inclusion.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSerrão-Arrais, A., Catela, D., Marreiros, B., Copa, B., Oliveira, A., & Nunes, M. (2023). Construção e exploração da peteca em turma de 7-10 anos de idade com crianças de origem brasileira. In M.J. Lagoa, D. Coutinho, C. Carvalho, J.O. Santos, J. Viana & G. Silva (Eds). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI (pp. 395-400). Centro de Publicações/Universidade da Maia. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53655-5-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4740
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Publicações/Universidade da Maiapt_PT
dc.relationFCT UIDP/04748/2020-UIDB/04748/2020 CIEQVpt_PT
dc.subjectcrianças migrantespt_PT
dc.subjectinclusãopt_PT
dc.subjectpetecapt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectconstrução de brinquedopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectrebatimentospt_PT
dc.subjectinclusionpt_PT
dc.subjectmigrant childrenpt_PT
dc.subjecttoy constructionpt_PT
dc.subjecthitspt_PT
dc.titleConstrução e exploração da peteca em turma de 7-10 anos de idade com crianças de origem brasileirapt_PT
dc.title.alternativeConstruction and exploration of peteca in 7-10 year-old classroom with brasilian origin childrenpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMaiapt_PT
oaire.citation.endPage400pt_PT
oaire.citation.startPage395pt_PT
person.familyNameArrais
person.familyNameCatela
person.givenNameAna
person.givenNameDavid
person.identifier000000006879862X
person.identifier.ciencia-id7519-5ACF-4F26
person.identifier.ciencia-id2118-1841-45D3
person.identifier.orcid0000-0001-9025-6031
person.identifier.orcid0000-0003-0759-8343
person.identifier.ridJ-3158-2016
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd22c2c11-f1f6-43c4-8ee6-b5a8c15b405c
relation.isAuthorOfPublication4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd22c2c11-f1f6-43c4-8ee6-b5a8c15b405c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
serrao_catela_petec-constr-explor-1ceb-ident-cult_edmc_23.PDF
Size:
170.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: