Publication
Construção e exploração da peteca em turma de 7-10 anos de idade com crianças de origem brasileira
dc.contributor.author | Serrão-Arrais, Ana | |
dc.contributor.author | Catela, David | |
dc.contributor.author | Marreiros, B. | |
dc.contributor.author | Copa, B. | |
dc.contributor.author | Oliveira, A. | |
dc.contributor.author | Nunes, M. | |
dc.date.accessioned | 2024-02-10T23:25:55Z | |
dc.date.available | 2024-02-10T23:25:55Z | |
dc.date.issued | 2023-11 | |
dc.description.abstract | O sentimento de pertença e inclusão são conceitos essenciais na sociedade e determinantes em ambientes educativos. Como a peteca (P) é um brinquedo indígena brasileiro, analisámos numa classe do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) (N=16, 106,6±10,3 meses; meninas=9; meninos=6), o comportamento de crianças de origem brasileira (B) (n= 8) e de outras nacionalidades (portuguesa e indiana) (D), perante o desafio de construir a sua P e com ela experimentar rebatimentos (R) individualmente e a pares (5 ensaios (E) por condição). Todas as crianças B sabiam o nome da P, mas das D só 3. Nenhuma tinha brincado com a P. No conjunto da amostra não houve diferença entre géneros e idades. As crianças B significativamente tiveram menos: tentativas nos nós, vezes de apoio no 2º nó, total de apoios para os nós, tempo para construir a sua P; e, realizaram mais R individuais nos 2º e 4º E e no conjunto e média dos E; e, na média de R a pares. Contrariamente aos pares sem crianças B, os pares mistos (D e B) realizaram uma média superior do 2º até ao 4º E, adicionalmente tiveram um total e uma média de R recíprocos superiores aos pares só D ou B. As crianças B reconheceram a P como seu artefacto identitário, tanto concetualmente como corporalmente; que se pode ter refletido na sua partilha com as crianças D. Os resultados deste estudo sustentam a possibilidade do uso do brinquedo, como artefacto cultural, na promoção do sentimento de pertença em crianças migrantes e de sustentabilidade de inclusão. | pt_PT |
dc.description.abstract | The feeling of belonging and inclusion are essential concepts in society and determinants in educational environments. As the peteca (P) is a Brazilian indigenous toy, we analyzed in a class of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) (N=16, 106.6±10.3 months; girls=9; boys=6), the behavior of Brazilian origin children (B) (n= 8) and of other nationalities (Portuguese and Indian) (D), faced with the challenge of building their P and with it experimenting it individually and in pairs (5 trials (E) per condition). All the B children knew P's name, but only 3 of the D children. None had played with P. In the sample as a whole, there was no difference between genders and ages. Children B had significantly less: knot attempts, support times at the 2nd knot, total knot supports, time to build their P; and, they performed more individual hits in the 2nd and 4th E and in the set and average of the E; and, in batting average in pairs. Contrary to the pairs without B children, the mixed pairs (D and B) performed a higher average from the 2nd to the 4th E, additionally had a total and an average of reciprocal hits higher than the pairs with only D or B. The B children recognized the P as its identity artifact, both conceptually and bodily; which may have been reflected in their sharing with the D children. The results of this study support the possibility of the use of toys, as a cultural artifact, in promoting a sense of belonging in migrant children and the sustainability of inclusion. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Serrão-Arrais, A., Catela, D., Marreiros, B., Copa, B., Oliveira, A., & Nunes, M. (2023). Construção e exploração da peteca em turma de 7-10 anos de idade com crianças de origem brasileira. In M.J. Lagoa, D. Coutinho, C. Carvalho, J.O. Santos, J. Viana & G. Silva (Eds). Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XVI (pp. 395-400). Centro de Publicações/Universidade da Maia. Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-53655-5-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4740 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Publicações/Universidade da Maia | pt_PT |
dc.relation | FCT UIDP/04748/2020-UIDB/04748/2020 CIEQV | pt_PT |
dc.subject | crianças migrantes | pt_PT |
dc.subject | inclusão | pt_PT |
dc.subject | peteca | pt_PT |
dc.subject | Brasil | pt_PT |
dc.subject | construção de brinquedo | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.subject | rebatimentos | pt_PT |
dc.subject | inclusion | pt_PT |
dc.subject | migrant children | pt_PT |
dc.subject | toy construction | pt_PT |
dc.subject | hits | pt_PT |
dc.title | Construção e exploração da peteca em turma de 7-10 anos de idade com crianças de origem brasileira | pt_PT |
dc.title.alternative | Construction and exploration of peteca in 7-10 year-old classroom with brasilian origin children | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Maia | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 400 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 395 | pt_PT |
person.familyName | Arrais | |
person.familyName | Catela | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | David | |
person.identifier | 000000006879862X | |
person.identifier.ciencia-id | 7519-5ACF-4F26 | |
person.identifier.ciencia-id | 2118-1841-45D3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9025-6031 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0759-8343 | |
person.identifier.rid | J-3158-2016 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d22c2c11-f1f6-43c4-8ee6-b5a8c15b405c | |
relation.isAuthorOfPublication | 4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d22c2c11-f1f6-43c4-8ee6-b5a8c15b405c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- serrao_catela_petec-constr-explor-1ceb-ident-cult_edmc_23.PDF
- Size:
- 170.59 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: