Repository logo
 
Publication

Conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de creche

dc.contributor.advisorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorOliveira, Inês
dc.date.accessioned2016-06-16T15:50:05Z
dc.date.available2016-06-16T15:50:05Z
dc.date.issued2015-11-09
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e em Ensino do 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório pretende dar a conhecer as experiências vivenciadas pelos diversos contextos de estágio, as aprendizagens significativas enquanto futura profissional da educação e por fim a pesquisa desenvolvida. A primeira parte aborda os estágios curriculares em jardim de infância, em 1º Ciclo do Ensino Básico e por último em creche. É realizada a caraterização de cada contexto, nomeadamente, a organização do ambiente educativo. Para dar resposta à questão-problema, foram realizadas pesquisas e leituras baseadas em autores de referência que evidenciam que a Educação em Ciências deve começar desde cedo, de modo a estimular e promover não só conhecimento nas crianças, mas também estimular o interesse por tudo o que as rodeia. A pesquisa desenvolvida pretende identificar e caracterizar as conceções dos educadores de infância, acerca do ensino das ciências em contexto de creche. Pretende ainda dar a conhecer os principais obstáculos com que estes profissionais de ensino se deparam no que se refere à implementação de atividades de ciências. Os resultados desta pesquisa apontam para a falta de formação que os educadores apresentam nesta área, o que origina sentimentos de insegurança relativamente ao ensino das ciências.pt_PT
dc.description.abstractThis report aims to present the experiences of the different stage of contexts, meaningful learning as a professional future of education and finally the research developed. The first part deals with internships in kindergarten, 1st cycle of basic education and in childcare. Characterization of each context is held in particular the organization of the educational environment. To address this research problem, readings were taken in the field of science education that show that learning science should begin early in order to stimulate and promote not only knowledge in children, but also stimulate interest by everything that surrounds them. The research conducted aims to identify and characterize the conceptions of kindergarten teachers, about the teaching of science in child care context. It also aims to advertise of the main obstacles that these teaching professionals face with regard to the implementation of science activities. These results point to the lack of training that educators have in this area, leading to feelings of insecurity regarding the teaching of science.pt_PT
dc.identifier.tid201150514
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1523
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecteducação em ciênciaspt_PT
dc.subjectestágios curricularespt_PT
dc.subjectjardim-de-infânciapt_PT
dc.subject1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectscience educationpt_PT
dc.subjectinternshipspt_PT
dc.subjectkindergartenpt_PT
dc.subject1st cycle of basic educationpt_PT
dc.titleConceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de crechept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final.pdf
Size:
1.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: