Publication
Aprender a andar de bicicleta: padrões de locomoção na bicicleta de equílibrio, composição corporal e competência motora
dc.contributor.author | Mercê, Cristiana | |
dc.contributor.author | Branco, Marco A. C. | |
dc.contributor.author | Catela, David | |
dc.contributor.author | Cordovil, Rita | |
dc.date.accessioned | 2022-01-20T22:57:15Z | |
dc.date.available | 2022-01-20T22:57:15Z | |
dc.date.issued | 2021-10 | |
dc.description.abstract | A bicicleta de equilíbrio (BE) é utilizada na aprendizagem de andar de bicicleta, priorizando o equilíbrio desde o início da aprendizagem. Objetivos: i) observar e categorizar o comportamento de crianças na BE; ii) verificar associação entre tempo da tarefa e comportamentos realizados, com competência motora (CM) e composição corporal (CC). Métodos: amostra de 35 crianças, 3-5 anos (4,72±,77), 10 ensaios de 10 metros cada, com a BE. Medição do percentil de CM com a bateria MCA. Análise qualitativa de vídeo dos 1º e 10º ensaios. Resultados: identificados 7 padrões de comportamento distintos na BE: andar, correr, andar a pé cochinho, saltar, trotar, planar e outros. Ocorreu uma diminuição significativa do tempo total do 1º para o 10º ensaios (p=.032); sem aumento do número de padrões. Nos 1º e 10º ensaios, há associação negativa da idade com tempo de execução e positiva com número de padrões. A CM revelou uma associação negativa com tempo de execução e positiva com número de padrões. Não houve associações com a CC. Discussão: as crianças detetaram e exploraram affordances diversas com a BE. Idade e CM influenciaram o comportamento motor das crianças com a BE, quanto maior a idade e melhor a CM, maior a velocidade e número de padrões experienciados. | pt_PT |
dc.description.abstract | The balance bike (BB) is used in the learning of how to ride a bicycle, prioritizing balance from the beginning of the learning process. Objectives: i) to observe and categorise the behaviour of children in the BE; ii) to verify the association between task duration and the behaviours performed, with motor competence (MC) and body composition (BC). Methods: sample of 35 children, 3-5 years (4.72±.77), 10 trials of 10 metres each, with BB. Motor competence percentile assessment with the MCA test. Qualitative video analysis of the 1st and 10th trials. Results: 7 distinct behaviour patterns identified in BB: walking, running, pooping, jumping, trotting, glide and other. There was a significant decrease in task duration from the 1st to the 10th trial (p=.032); with no increase in the number of patterns. In the 1st and 10th trials, there is negative association of age with execution time, and positive association with number of patterns. The MC revealed a negative association with task duration, and positive with number of patterns. No associations were found with BC. Discussion: the children detected and explored various affordances with the BB. Age and MC influenced children's behaviour in the BB, the older the age and better the MC, the greater the velocity and number of patterns experienced. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Mercê, C., Branco, M., Catela, D., & Cordovil, R. (2021). Aprender a andar de bicicleta: padrões de locomoção na bicicleta de equilíbrio, composição corporal e competência motora. In A.R. Matias, G. Almeida, G. Veiga, J. Marmeleira (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV (pp. 15-18). Évora, Portugal: Universidade de Évora. ISBN 978-972-778-216-1. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-778-216-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3860 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Évora | pt_PT |
dc.subject | bicicleta de equilíbrio | pt_PT |
dc.subject | affordances | pt_PT |
dc.subject | padrão motor | pt_PT |
dc.subject | competência motora | pt_PT |
dc.subject | pré escolar | pt_PT |
dc.subject | balance bike | pt_PT |
dc.subject | motor pattern | pt_PT |
dc.subject | motor competene | pt_PT |
dc.subject | preschool | pt_PT |
dc.title | Aprender a andar de bicicleta: padrões de locomoção na bicicleta de equílibrio, composição corporal e competência motora | pt_PT |
dc.title.alternative | Learning to cycle: locomotion patterns in balance bike, body composition and motor competence | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Évora | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 18 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 15 | pt_PT |
oaire.citation.title | Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV | pt_PT |
person.familyName | Mercê | |
person.familyName | Branco | |
person.familyName | Catela | |
person.familyName | Cordovil de Matos | |
person.givenName | Cristiana | |
person.givenName | Marco | |
person.givenName | David | |
person.givenName | Rita | |
person.identifier | 1499200 | |
person.identifier | 000000006879862X | |
person.identifier | E-7593-2012 | |
person.identifier.ciencia-id | B414-59C4-E709 | |
person.identifier.ciencia-id | 4B1F-73E2-29C9 | |
person.identifier.ciencia-id | 2118-1841-45D3 | |
person.identifier.ciencia-id | C213-6C5C-86FD | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5146-6597 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5238-1069 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0759-8343 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4907-7186 | |
person.identifier.rid | S-2015-2018 | |
person.identifier.rid | J-3158-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57226791321 | |
person.identifier.scopus-author-id | 28267487300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | f2af4b2e-27c8-4751-8f1a-02df4a5e7c02 | |
relation.isAuthorOfPublication | 11984b13-f182-4b3f-a5a7-2d0b8d93763e | |
relation.isAuthorOfPublication | 4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48 | |
relation.isAuthorOfPublication | 68616a6e-bd60-41a7-8462-fb9bc3f282a7 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f2af4b2e-27c8-4751-8f1a-02df4a5e7c02 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- merce_catela_ciclar_sem-pedais_padrões-locomoção_21.pdf
- Size:
- 370.97 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format