Repository logo
 
Publication

Aprender a andar de bicicleta: padrões de locomoção na bicicleta de equílibrio, composição corporal e competência motora

dc.contributor.authorMercê, Cristiana
dc.contributor.authorBranco, Marco A. C.
dc.contributor.authorCatela, David
dc.contributor.authorCordovil, Rita
dc.date.accessioned2022-01-20T22:57:15Z
dc.date.available2022-01-20T22:57:15Z
dc.date.issued2021-10
dc.description.abstractA bicicleta de equilíbrio (BE) é utilizada na aprendizagem de andar de bicicleta, priorizando o equilíbrio desde o início da aprendizagem. Objetivos: i) observar e categorizar o comportamento de crianças na BE; ii) verificar associação entre tempo da tarefa e comportamentos realizados, com competência motora (CM) e composição corporal (CC). Métodos: amostra de 35 crianças, 3-5 anos (4,72±,77), 10 ensaios de 10 metros cada, com a BE. Medição do percentil de CM com a bateria MCA. Análise qualitativa de vídeo dos 1º e 10º ensaios. Resultados: identificados 7 padrões de comportamento distintos na BE: andar, correr, andar a pé cochinho, saltar, trotar, planar e outros. Ocorreu uma diminuição significativa do tempo total do 1º para o 10º ensaios (p=.032); sem aumento do número de padrões. Nos 1º e 10º ensaios, há associação negativa da idade com tempo de execução e positiva com número de padrões. A CM revelou uma associação negativa com tempo de execução e positiva com número de padrões. Não houve associações com a CC. Discussão: as crianças detetaram e exploraram affordances diversas com a BE. Idade e CM influenciaram o comportamento motor das crianças com a BE, quanto maior a idade e melhor a CM, maior a velocidade e número de padrões experienciados.pt_PT
dc.description.abstractThe balance bike (BB) is used in the learning of how to ride a bicycle, prioritizing balance from the beginning of the learning process. Objectives: i) to observe and categorise the behaviour of children in the BE; ii) to verify the association between task duration and the behaviours performed, with motor competence (MC) and body composition (BC). Methods: sample of 35 children, 3-5 years (4.72±.77), 10 trials of 10 metres each, with BB. Motor competence percentile assessment with the MCA test. Qualitative video analysis of the 1st and 10th trials. Results: 7 distinct behaviour patterns identified in BB: walking, running, pooping, jumping, trotting, glide and other. There was a significant decrease in task duration from the 1st to the 10th trial (p=.032); with no increase in the number of patterns. In the 1st and 10th trials, there is negative association of age with execution time, and positive association with number of patterns. The MC revealed a negative association with task duration, and positive with number of patterns. No associations were found with BC. Discussion: the children detected and explored various affordances with the BB. Age and MC influenced children's behaviour in the BB, the older the age and better the MC, the greater the velocity and number of patterns experienced.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMercê, C., Branco, M., Catela, D., & Cordovil, R. (2021). Aprender a andar de bicicleta: padrões de locomoção na bicicleta de equilíbrio, composição corporal e competência motora. In A.R. Matias, G. Almeida, G. Veiga, J. Marmeleira (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV (pp. 15-18). Évora, Portugal: Universidade de Évora. ISBN 978-972-778-216-1.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-778-216-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3860
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Évorapt_PT
dc.subjectbicicleta de equilíbriopt_PT
dc.subjectaffordancespt_PT
dc.subjectpadrão motorpt_PT
dc.subjectcompetência motorapt_PT
dc.subjectpré escolarpt_PT
dc.subjectbalance bikept_PT
dc.subjectmotor patternpt_PT
dc.subjectmotor competenept_PT
dc.subjectpreschoolpt_PT
dc.titleAprender a andar de bicicleta: padrões de locomoção na bicicleta de equílibrio, composição corporal e competência motorapt_PT
dc.title.alternativeLearning to cycle: locomotion patterns in balance bike, body composition and motor competencept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceÉvorapt_PT
oaire.citation.endPage18pt_PT
oaire.citation.startPage15pt_PT
oaire.citation.titleEstudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIVpt_PT
person.familyNameMercê
person.familyNameBranco
person.familyNameCatela
person.familyNameCordovil de Matos
person.givenNameCristiana
person.givenNameMarco
person.givenNameDavid
person.givenNameRita
person.identifier1499200
person.identifier000000006879862X
person.identifierE-7593-2012
person.identifier.ciencia-idB414-59C4-E709
person.identifier.ciencia-id4B1F-73E2-29C9
person.identifier.ciencia-id2118-1841-45D3
person.identifier.ciencia-idC213-6C5C-86FD
person.identifier.orcid0000-0001-5146-6597
person.identifier.orcid0000-0001-5238-1069
person.identifier.orcid0000-0003-0759-8343
person.identifier.orcid0000-0002-4907-7186
person.identifier.ridS-2015-2018
person.identifier.ridJ-3158-2016
person.identifier.scopus-author-id57226791321
person.identifier.scopus-author-id28267487300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf2af4b2e-27c8-4751-8f1a-02df4a5e7c02
relation.isAuthorOfPublication11984b13-f182-4b3f-a5a7-2d0b8d93763e
relation.isAuthorOfPublication4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48
relation.isAuthorOfPublication68616a6e-bd60-41a7-8462-fb9bc3f282a7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf2af4b2e-27c8-4751-8f1a-02df4a5e7c02

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
merce_catela_ciclar_sem-pedais_padrões-locomoção_21.pdf
Size:
370.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format