dc.contributor.author | Cavadas, Bento | |
dc.contributor.author | Mestrinho, Nelson | |
dc.date.accessioned | 2018-03-19T23:19:18Z | |
dc.date.available | 2018-03-19T23:19:18Z | |
dc.date.issued | 2018-02 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho apresentamos a sequência didática e os resultados de uma atividade interdisciplinar envolvendo a medida do tempo geológico e realizada nas unidades curriculares de Ciências da Terra e da Vida e de Modelação Matemática do 3.º ano do curso de licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém. A atividade foi implementada num ambiente educativo inovador, o CreativeLab_Sci&Math. Os estudantes, organizados em grupos e em cerca de duas horas, tinham de cumprir as seguintes tarefas: Tarefa I: Calcular a distância correspondente ao momento de ocorrência de cada um de 23 eventos da geohistória, num corredor com 60 m, com explicação do raciocínio usado; Tarefa II: Realizar medições e marcar os eventos da geohistória numa linha com 60 m; Tarefa III: Deslocarem-se até ao início da linha (atualidade), observar os eventos e responder à questão: “O que pode concluir acerca da história da Terra e da vida?”. As respostas às tarefas foram analisadas quantitativamente e qualitativamente. Os resultados das tarefas I e II mostram que a maioria dos cálculos e marcações estavam corretas, tendo predominado o uso de proporções para a transformação do tempo geológico numa distância. Quanto à tarefa III, as respostas evidenciam que compreenderam que, à medida que o tempo geológico se aproxima da atualidade, o número de eventos da geohistória relevantes aumenta e diminui a sua distância, e que os eventos da história humana representam uma ínfima parte da geohistória. A aplicação de um questionário final sobre os aspetos pedagógicos da atividade, mostra que o caráter prático e interdisciplinar, a observação dos eventos da geohistória numa linha do tempo, a adequação metodológica, centrada na ação do estudante, e o trabalho em grupo, foram aspetos favoráveis. Como aspetos a melhorar, os estudantes salientaram a necessidade de uma maior duração da atividade e de mais oportunidades de discussão. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2018). A medida do tempo geológico. In A. Peixoto, J. Oliveira, J. Gonçalves, L. Neves, & R. Cruz, Educação em Ciências em múltiplos contextos - Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC geológico (pp. 358 – 366). Viana do Castelo: Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação. http://www.ese.ipvc.pt/enec2017/XVIIENEC_ATAS.pdf | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8756-17-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/2160 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | www.ese.ipvc.pt/enec2017/XVIIENEC_ATAS.pdf | pt_PT |
dc.subject | ciências naturais | pt_PT |
dc.subject | inquiry | pt_PT |
dc.subject | interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | matemática | pt_PT |
dc.subject | tempo geológico | pt_PT |
dc.title | A medida do tempo geológico | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação. | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 366 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 358 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências | pt_PT |
person.familyName | Cavadas | |
person.givenName | Bento | |
person.identifier.ciencia-id | 9212-EE0C-7753 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6021-6581 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55698566200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442 |