Publication
Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientais
dc.contributor.author | Barchi, Rodrigo | |
dc.date.accessioned | 2010-11-30T22:44:22Z | |
dc.date.available | 2010-11-30T22:44:22Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Os conceitos de ciência menor, literatura menor ou educação menor, não indicam um grau qualitativo das áreas de conhecimento. De acordo com Gilles Deleuze e Felix Guattari (1977), menor significa uma condição revolucionária, resistente e insubmissa a um contexto de controle brutal e autoritário. Esse artigo busca, em primeiro lugar, construir alguns diálogos entre os campos da ecologia política e da educação ambiental, com as ressonâncias do pensamento de Nietzsche na obra de Deleuze e de alguns de seus interlocutores, no que diz respeito à inversão e perversão de algumas noções tão caras ao pensamento platônico, como autêntico, original, puro e essencial. A partir dessas conexões, em um segundo momento este trabalho sugere algumas possibilidades de construção de diversas educações ambientais, que por sua condição singular, radical e múltipla, possam ser consideradas como menores. - The concepts of minor Science, minor Literature or minor Education do not indicate a qualitative degree in these areas of human knowledge. According to Gilles Deleuze and Felix Guattari (1977), minor implies a revolutionary condition, resistant and not subjected to a context of brutal and authoritative control. To start with, this article tries to establish some links between Political Ecology and Environmental Education based on the work of Deleuze and some of his interpreters that echoes the thoughts of Nietzshe as to the inversion and perversion of some notions so cherished by the platonic thought as being authentic, original, pure and essential. From these links, this work proceeds to suggest some possible constructions of Environmental Education, that due to their singular, radical and multiple conditions, can be considered as minor. | por |
dc.identifier.citation | BARCHI, Rodrigo - Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientais. Revista Interacções. Nº11 (2009), p.174-192 | por |
dc.identifier.issn | 1646-2335 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/330 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação | por |
dc.relation.publisherversion | http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/K9%281%29.pdf | por |
dc.subject | Educação Ambiental | por |
dc.subject | Literatura Menor | por |
dc.subject | Educação Menor | por |
dc.subject | Inversão | por |
dc.subject | Perversão | por |
dc.title | Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientais | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | por |
oaire.citation.endPage | 192p. | por |
oaire.citation.startPage | 174p. | por |
oaire.citation.title | Revista Interacções | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |