Repository logo
 
Publication

Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientais

dc.contributor.authorBarchi, Rodrigo
dc.date.accessioned2010-11-30T22:44:22Z
dc.date.available2010-11-30T22:44:22Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractOs conceitos de ciência menor, literatura menor ou educação menor, não indicam um grau qualitativo das áreas de conhecimento. De acordo com Gilles Deleuze e Felix Guattari (1977), menor significa uma condição revolucionária, resistente e insubmissa a um contexto de controle brutal e autoritário. Esse artigo busca, em primeiro lugar, construir alguns diálogos entre os campos da ecologia política e da educação ambiental, com as ressonâncias do pensamento de Nietzsche na obra de Deleuze e de alguns de seus interlocutores, no que diz respeito à inversão e perversão de algumas noções tão caras ao pensamento platônico, como autêntico, original, puro e essencial. A partir dessas conexões, em um segundo momento este trabalho sugere algumas possibilidades de construção de diversas educações ambientais, que por sua condição singular, radical e múltipla, possam ser consideradas como menores. - The concepts of minor Science, minor Literature or minor Education do not indicate a qualitative degree in these areas of human knowledge. According to Gilles Deleuze and Felix Guattari (1977), minor implies a revolutionary condition, resistant and not subjected to a context of brutal and authoritative control. To start with, this article tries to establish some links between Political Ecology and Environmental Education based on the work of Deleuze and some of his interpreters that echoes the thoughts of Nietzshe as to the inversion and perversion of some notions so cherished by the platonic thought as being authentic, original, pure and essential. From these links, this work proceeds to suggest some possible constructions of Environmental Education, that due to their singular, radical and multiple conditions, can be considered as minor.por
dc.identifier.citationBARCHI, Rodrigo - Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientais. Revista Interacções. Nº11 (2009), p.174-192por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/330
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/K9%281%29.pdfpor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectLiteratura Menorpor
dc.subjectEducação Menorpor
dc.subjectInversãopor
dc.subjectPerversãopor
dc.titleContribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientaispor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage192p.por
oaire.citation.startPage174p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
K9.pdf
Size:
65.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: