Repository logo
 
Publication

As transições entre ciclos de ensino:entre problema social e objecto sociológico

dc.contributor.authorAbrantes, Pedro
dc.date.accessioned2010-10-21T22:28:19Z
dc.date.available2010-10-21T22:28:19Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractAs transições entre ciclos de ensino são momentos marcantes na vida social dos alunos, pais e professores, bem como pontos delicados na morfologia dos sistemas educativos. Tendem, pois, a estabelecer-se enquanto (1) processo social complexo e particular, (2) momento provável de insucesso escolar e exclusão social e (3) espaço privilegiado de análise do desenvolvimento dos sistemas educativos. Correspondendo às 3 secções do artigo, o presente artigo apresenta esta abordagem tripla como proposta para uma análise introdutória deste fenómeno multidimensional, elaborando um mapeamento do campo bibliográfico relevante, analisando os dados estatísticos existentes sobre a realidade portuguesa e incluindo, sempre que possível, algumas notas críticas e sugestões de investigação futura.The transitions between educational stages are crucial moments in the social life of students, parents and teachers, as well as delicate points in the educational systems morphology. Thus, this process tends to compose (1) a complex and singular social process; (2) a likely moment of educational failure and social exclusion, and (3) a privileged locus for the analysis of the educational systems development. Corresponding to its 3 sections, the present article lies in these triple approaches in order to propose an introductory analysis of this multidimensional phenomenon, offering a theoretical framework of the relevant bibliography, analysing current statistical data from the Portuguese reality and aiming to include some critical notes and suggestions for future research on this topic.por
dc.identifier.citationABRANTES, Pedro - As transições entre ciclos de ensino:entre problema social e objecto sociológico.Revista Interacções. Nº 1 (2005), p.25-53por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/185
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/A2.pdfpor
dc.subjectTransições escolarespor
dc.subjectSistemas de ensinopor
dc.subjectExclusão socialpor
dc.titleAs transições entre ciclos de ensino:entre problema social e objecto sociológicopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage53p.por
oaire.citation.startPage25p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A2.pdf
Size:
126.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: