Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As transições entre ciclos de ensino são momentos marcantes na vida social dos
alunos, pais e professores, bem como pontos delicados na morfologia dos sistemas
educativos. Tendem, pois, a estabelecer-se enquanto (1) processo social complexo e
particular, (2) momento provável de insucesso escolar e exclusão social e (3) espaço
privilegiado de análise do desenvolvimento dos sistemas educativos. Correspondendo às
3 secções do artigo, o presente artigo apresenta esta abordagem tripla como proposta
para uma análise introdutória deste fenómeno multidimensional, elaborando um
mapeamento do campo bibliográfico relevante, analisando os dados estatísticos
existentes sobre a realidade portuguesa e incluindo, sempre que possível, algumas notas
críticas e sugestões de investigação futura.The transitions between educational stages are crucial moments in the social life of
students, parents and teachers, as well as delicate points in the educational systems
morphology. Thus, this process tends to compose (1) a complex and singular social
process; (2) a likely moment of educational failure and social exclusion, and (3) a
privileged locus for the analysis of the educational systems development. Corresponding
to its 3 sections, the present article lies in these triple approaches in order to propose an
introductory analysis of this multidimensional phenomenon, offering a theoretical
framework of the relevant bibliography, analysing current statistical data from the
Portuguese reality and aiming to include some critical notes and suggestions for future
research on this topic.
Description
Keywords
Transições escolares Sistemas de ensino Exclusão social
Citation
ABRANTES, Pedro - As transições entre ciclos de ensino:entre problema social e objecto sociológico.Revista Interacções. Nº 1 (2005), p.25-53
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação