Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenvolvimento de competĂȘncias pessoais e sociais atravĂ©s do desporto em contexto escolar: estudo do contributo do desporto

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Resumo O relatĂłrio de estĂĄgio pretende apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo (2011/2012), no Ăąmbito do estĂĄgio curricular do Mestrado em Psicologia do Desporto e do ExercĂ­cio, junto de jovens pertencentes a cursos CEF (Cursos de Educação e Formação), na regiĂŁo de Rio Maior. O principal objetivo da nossa intervenção foi desenvolver, em jovens adolescentes, a aprendizagem de competĂȘncias sociais e pessoais, essenciais ĂĄ vida em sociedade, a partir da participação em atividades realizadas em grupo, e que envolvam o desporto e o exercĂ­cio, tendo por base, o Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social de Hellison (2003). Como mĂ©todo de avaliação, foram aplicadas as escalas de avaliação global do autoconhecimento, autoestima, autorrealização, empatia assertividade, cooperação, liderança e resiliĂȘncia de Jardim e Pereira (2006). Tendo sido realizados vĂĄrios momentos de avaliação ao longo da intervenção (avaliação inicial, quatro avaliaçÔes intermĂ©dias e avaliação final). Comparando a avaliação inicial com a avaliação final, verificamos que nas turmas “A” e “B” os valores das competĂȘncias avaliadas, aumentam ligeiramente. Na turma “C”, esses valores mantĂȘm-se. Ainda, no Ăąmbito do estĂĄgio curricular, foi realizado o workshop “Trilha o teu Caminho atravĂ©s do Desporto”, com o objetivo de dar a conhecer, a alunos pertencentes a cursos CEF, o que sĂŁo competĂȘncias sociais e pessoais, que utilidade tĂȘm nas suas vidas e porque sĂŁo importantes, porque Ă© que a adolescĂȘncia Ă© o momento mais apropriado para a sua aprendizagem, e o papel que o desporto pode ter nessa mesma aprendizagem.
Abstract This internship report aims to present the work developed throughout this academic year (2011/2012), under the curricular internship of the masterÂŽs degree in psychology of sports and exercise, focusing on youngsters from CEF courses (Education and Formation Courses), in the region of Rio Maior. The main goal of our intervention was to develop, in young adolescents, the learning ability of personal and social skills, which are vital to the life in society, trough the participation on group activities that involve exercise and sports, based on the HellisonÂŽs (2003) model of personal and social responsibility. As a method of evaluation, were applied the Jardim and PereiraÂŽs (2006) global rating scales for self-knowledge, self-esteem, self-realization, empathy, assertiveness, cooperation, leadership and resilience. There were conducted several tests during this involvement (Initial evaluation, Four mid-term evaluations, and the final evaluation). Comparing the initial and the final evaluation, we verify that in the “A” and “B” classes, the values of the evaluated competences are slightly higher. In the “C” class, they remain almost the same. Still, in the scope of the curricular internship, the workshop “Trilha o teu caminho atravĂ©s do Desporto” was held, with the purpose of presenting, to the students from CEF courses, what are personal and social competences, which is the utility and the importance that they have in their lives, why adolescence is the most suitable period to learn them, and the role that sports can have in this same learning process.

Description

Relatório de Estågio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia do Desporto e do Exercício

Keywords

desenvolvimento de competĂȘncias desporto escolar

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue