Repository logo
 
Publication

Prática de ensino supervisionada em creche:conceções e práticas de pedagogia diferenciada em pré-escolar e 1º CEB

dc.contributor.advisorSantos, Leonor
dc.contributor.authorSilva, Liliana Filipa Guido da
dc.date.accessioned2017-08-18T10:31:02Z
dc.date.available2017-08-18T10:31:02Z
dc.date.issued2014-02-11
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractEste relatório é uma síntese das aprendizagens adquiridas e experiências vividas durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, principalmente nos estágios. Ao longo deste documento serão apresentadas duas partes; na primeira são descritos e analisados os contextos de estágio onde estive inserida e as experiências neles vividas, o meu desenvolvimento profissional e o meu percurso investigativo; e na segunda procede-se ao aprofundamento de uma questão surgida durante as intervenções de estágio, nomeadamente “Pedagogia diferenciada: Quais as conceções e práticas utilizadas em educação pré-escolar e 1º ciclo?”. Através do estudo desta questão pretendo verificar como é que profissionais já no ativo e alunas do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico encaram a Pedagogia Diferenciada, nomeadamente quanto ao seu conceito, ao papel dos educadores/ professores na sua implementação, quais as estratégias utilizadas e quais as dificuldades sentidas durante a sua implementação. De modo a fundamentar a questão de estudo foi realizado um enquadramento teórico onde foi abordada a evolução da educação desde a exclusão à inclusão, a Pedagogia Diferenciada (conceito, estratégias, dificuldades e o papel do educador/professor), e um(a) estudo qualitativo que culminou em várias conclusões bastante curiosas.pt_PT
dc.description.abstractThis report is a synthesis of lessons learned and experiences gained during the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education, mainly in stages. Throughout this document will follow two parts: the first are described and analyzed contexts stage where I inserted them and the experiences lived, my professional development and my investigative path, and in the second we proceed to the deepening of an issue that arose during interventions stage, including " Pedagogy Differentiated: What conceptions and practices used in pre-school and 1st cycle?". Through the study of this question I intend to analyze how professionals already on active and students of the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education face Pedagogy Differentiated, namely regarding its concept, the role of educators / teachers in your implementation, the strategies used and what the difficulties experienced during implementation. In order to substantiate the matter of study was a theoretical framework which addressed the evolution of education from exclusion to inclusion, Pedagogy Differentiated (concept, strategies, difficulties, and the role of the educator / teacher), and (a) qualitative study which resulted in several conclusions quite curious.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201152258
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1862
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectpré-escolarpt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectestágiospt_PT
dc.subjectestudo qualitativopt_PT
dc.subjectexclusãopt_PT
dc.subjectintegraçãopt_PT
dc.subjectinclusãopt_PT
dc.subjectpedagogia diferenciadapt_PT
dc.subjectpapel do educador/professorpt_PT
dc.subjectpreschoolpt_PT
dc.subject1st cycle of basic educationpt_PT
dc.subjectstagespt_PT
dc.subjectqualitative studypt_PT
dc.subjectexclusionpt_PT
dc.subjectintegrationpt_PT
dc.subjectinclusionpt_PT
dc.subjectdifferentiated pedagogypt_PT
dc.subjectrole of educator/teacherpt_PT
dc.titlePrática de ensino supervisionada em creche:conceções e práticas de pedagogia diferenciada em pré-escolar e 1º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado.pdf
Size:
3.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: