Repository logo
 
Publication

A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorUva, Marta
dc.contributor.authorPereira, Lígia Margarida Freitas Coelho e
dc.date.accessioned2020-08-20T09:50:48Z
dc.date.available2020-08-20T09:50:48Z
dc.date.issued2020-05-28
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, encontrando-se organizado em duas partes. A primeira parte comtempla o exercício descritivo e reflexivo sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionada em Creche, Jardim de Infância e 1ºCEB. A segunda parte do relatório trata a componente investigativa, um estudo de cariz qualitativo através do qual foram recolhidos junto de educadoras de infância, professoras de 1ºciclo, uma diretora pedagógica de jardim de infância e a diretora de um agrupamento escolar, os dados. Para a recolha dos mesmos utilizei como instrumento, a entrevista semi-diretiva, numa amostra de 6 docentes. O exercício investigativo realizado analisou concessões de docentes sobre os cuidados éticos a considerar na relação e na comunicação entre a escola e a família. As análises dos resultados apontam para a importância ética na relação, mas, ao mesmo, tempo não existem receitas para o sucesso destas relações, sendo necessário adequar esta relação em conformidade com as especificidades da família e do aluno em concreto.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, encontrando-se organizado em duas partes. A primeira parte comtempla o exercício descritivo e reflexivo sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionada em Creche, Jardim de Infância e 1ºCEB. A segunda parte do relatório trata a componente investigativa, um estudo de cariz qualitativo através do qual foram recolhidos junto de educadoras de infância, professoras de 1ºciclo, uma diretora pedagógica de jardim de infância e a diretora de um agrupamento escolar, os dados. Para a recolha dos mesmos utilizei como instrumento, a entrevista semi-diretiva, numa amostra de 6 docentes. O exercício investigativo realizado analisou concessões de docentes sobre os cuidados éticos a considerar na relação e na comunicação entre a escola e a família. As análises dos resultados apontam para a importância ética na relação, mas, ao mesmo, tempo não existem receitas para o sucesso destas relações, sendo necessário adequar esta relação em conformidade com as especificidades da família e do aluno em concreto.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202506851
dc.identifier.tid202506851
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3035
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectéticapt_PT
dc.subjectvalorespt_PT
dc.subjectalunospt_PT
dc.subjectfamíliapt_PT
dc.subjectdocentespt_PT
dc.subjectrelação positivapt_PT
dc.subjectethicspt_PT
dc.subjectvaluespt_PT
dc.subjectstudentspt_PT
dc.subjectfamilypt_PT
dc.subjectteacherspt_PT
dc.subjectpositive relationshippt_PT
dc.titleA ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio Final - Lígia Pereira_defesa_28_05_20.pdf
Size:
1.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format