Publication
A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico
dc.contributor.advisor | Uva, Marta | |
dc.contributor.author | Pereira, Lígia Margarida Freitas Coelho e | |
dc.date.accessioned | 2020-08-20T09:50:48Z | |
dc.date.available | 2020-08-20T09:50:48Z | |
dc.date.issued | 2020-05-28 | |
dc.description | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório final de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, encontrando-se organizado em duas partes. A primeira parte comtempla o exercício descritivo e reflexivo sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionada em Creche, Jardim de Infância e 1ºCEB. A segunda parte do relatório trata a componente investigativa, um estudo de cariz qualitativo através do qual foram recolhidos junto de educadoras de infância, professoras de 1ºciclo, uma diretora pedagógica de jardim de infância e a diretora de um agrupamento escolar, os dados. Para a recolha dos mesmos utilizei como instrumento, a entrevista semi-diretiva, numa amostra de 6 docentes. O exercício investigativo realizado analisou concessões de docentes sobre os cuidados éticos a considerar na relação e na comunicação entre a escola e a família. As análises dos resultados apontam para a importância ética na relação, mas, ao mesmo, tempo não existem receitas para o sucesso destas relações, sendo necessário adequar esta relação em conformidade com as especificidades da família e do aluno em concreto. | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório final de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, encontrando-se organizado em duas partes. A primeira parte comtempla o exercício descritivo e reflexivo sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionada em Creche, Jardim de Infância e 1ºCEB. A segunda parte do relatório trata a componente investigativa, um estudo de cariz qualitativo através do qual foram recolhidos junto de educadoras de infância, professoras de 1ºciclo, uma diretora pedagógica de jardim de infância e a diretora de um agrupamento escolar, os dados. Para a recolha dos mesmos utilizei como instrumento, a entrevista semi-diretiva, numa amostra de 6 docentes. O exercício investigativo realizado analisou concessões de docentes sobre os cuidados éticos a considerar na relação e na comunicação entre a escola e a família. As análises dos resultados apontam para a importância ética na relação, mas, ao mesmo, tempo não existem receitas para o sucesso destas relações, sendo necessário adequar esta relação em conformidade com as especificidades da família e do aluno em concreto. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.other | 202506851 | |
dc.identifier.tid | 202506851 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3035 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | ética | pt_PT |
dc.subject | valores | pt_PT |
dc.subject | alunos | pt_PT |
dc.subject | família | pt_PT |
dc.subject | docentes | pt_PT |
dc.subject | relação positiva | pt_PT |
dc.subject | ethics | pt_PT |
dc.subject | values | pt_PT |
dc.subject | students | pt_PT |
dc.subject | family | pt_PT |
dc.subject | teachers | pt_PT |
dc.subject | positive relationship | pt_PT |
dc.title | A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatorio Final - Lígia Pereira_defesa_28_05_20.pdf
- Size:
- 1.44 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format