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- Effects of Knowing the Task's Duration on Soccer Players' Positioning and Pacing Behaviour During Small-Sided GamesPublication . Ferraz, Ricardo; Gonçalves, Bruno; Coutinho, Diogo; Oliveira, Rafael; Travassos, Bruno; Sampaio, Jaime; C Marques, MárioThe study aimed to identify how the manipulation of knowledge regarding a training task duration constrains the pacing and tactical behaviour of soccer players when playing small-sided games (SSG). Twenty professional and experienced soccer players participated in a cross-sectional field study using three conditions: not informed on the duration of the SSG, which ended after 20 min (Unknown Condition); briefed about playing the SSG for 10 min, but after they completed the 10-min game, they were requested to complete another 10 min (Partial Condition) and informed before that they would play for 20 min (Known Condition). A global positioning system was used to measure the total distance covered and distances of different exercise training zones (walking to sprinting) and to access the dynamic players positioning through the distance from each player to all the teammates and opponents. Additionally, approximate entropy was measured to identify the regularity pattern of each gathered individual variable. The results indicate that the first 10 min of each scenario presented a higher physical impact independently of the initial information. During this time, the tactical behaviour also revealed higher variability. An increase in the distance of the teammates during the second period of 10-min for the Known scenario was also found, which may result from a lower pacing strategy. This study showed that the prior knowledge of the task duration led to different physical and tactical behaviours of the players. Furthermore, the relationship between the physical impact and the regularity of team game patterns should be well analysed by the coach, because the physical impact may be harmful to the development of the collective organization of the team.
- As potencialidades pedagógicas da implementação de processos de integração curricular na prática docente em contexto de Jardim de Infância e 1º CEBPublication . Bravo, Beatriz dos Santos Pêgo; Uva, MartaO presente relatório final de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Este relatório é constituído por duas partes, sendo que a primeira diz respeito aos momentos de estágio realizados durante o mestrado, onde se destacam os projetos implementados, bem com as atividades a eles inerentes. Já a segunda parte do relatório, diz respeito ao exercício investigativo realizado, acerca do conceito de Integração Curricular, bem como quais as suas implicações na prática docente, a influência dos documentos orientadores durante o processo e ainda o regime de monodocência como promotor de processos de Integração Curricular. Foram realizadas entrevistas a três educadoras e três professoras de 1.º Ciclo do Ensino Básico que expõem as suas perspetivas acerca do tema, bem como as suas implicações a nível prático e profissional. No final da apresentação dos resultados obtidos, é realizada a respetiva análise e síntese comparativa. Importa ainda referir que o processo de Integração Curricular exerce um papel ativo, no que diz respeito à aprendizagem das crianças, uma vez que o facto de se abordar um mesmo tema/conceito, utilizando as diversas áreas curriculares e explorando as várias perspetivas que ele possa ter, facilita a perceção das crianças sobre o mundo que a rodeia.
- A ética e o seu contributo na relação escola-família nos contextos de educação de infância e 1º ciclo do ensino básicoPublication . Pereira, Lígia Margarida Freitas Coelho e; Uva, MartaO presente relatório final de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, encontrando-se organizado em duas partes. A primeira parte comtempla o exercício descritivo e reflexivo sobre o percurso realizado nas práticas de ensino supervisionada em Creche, Jardim de Infância e 1ºCEB. A segunda parte do relatório trata a componente investigativa, um estudo de cariz qualitativo através do qual foram recolhidos junto de educadoras de infância, professoras de 1ºciclo, uma diretora pedagógica de jardim de infância e a diretora de um agrupamento escolar, os dados. Para a recolha dos mesmos utilizei como instrumento, a entrevista semi-diretiva, numa amostra de 6 docentes. O exercício investigativo realizado analisou concessões de docentes sobre os cuidados éticos a considerar na relação e na comunicação entre a escola e a família. As análises dos resultados apontam para a importância ética na relação, mas, ao mesmo, tempo não existem receitas para o sucesso destas relações, sendo necessário adequar esta relação em conformidade com as especificidades da família e do aluno em concreto.
- O papel do educador e do professor na promoção da autonomia nas crianças em contexto educativoPublication . Fragoso, Ana Rita Ribeiro; Luís, HelenaEste relatório centra-se no papel do educador e do professor na promoção da autonomia nas crianças em contexto educativo. Este relatório visa dilucidar sobre o percurso formativo e investigativo elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório divide-se em quatro capítulos, o primeiro refere-se aos estágios, o segundo refere o enquadramento teórico, o terceiro debruça-se sobre os aspetos metodológicos e o quarto refere-se à discussão dos resultados. O presente estudo adotou uma abordagem essencialmente qualitativa com o aporte de alguns dados de natureza quantitativa. Tendo como finalidade concretizar os objetivos principais propostos inicialmente: Compreender que estratégias os educadores e os professores usam para promover a autonomia das crianças em idade pré-escolar e 1.º CEB; Identificar o empenho do adulto tendo em conta a categoria: autonomia; Caracterizar o papel das rotinas diárias como potenciadoras da promoção da autonomia das crianças; Entender a importância da relação escola-família, no que respeita à promoção da autonomia da criança. O estudo de caso qualitativo procurou compreender em que consiste a autonomia e quais as perspetivas dos participantes na investigação, tendo em conta as suas experiências, vivências e interpretações. Para a recolha de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, grelhas de observação do empenhamento do adulto e também o inquérito por questionário realizado às famílias para que se pudesse constatar a importância da ligação escola-família na promoção da autonomia das crianças. Os resultados dos dados recolhidos mostram que tanto a educadora de infância como as professoras de 1.º CEB adotam a diferenciação pedagógica como princípio de atuação no que diz respeito à promoção da autonomia das crianças. Como contributos para o gradual desenvolvimento da autonomia, as rotinas diárias e as regras de funcionamento da sala foram nomeadas como essenciais. Os dados obtidos permitem-nos concluir que os resultados deste estudo vão ao encontro da literatura consultada onde é salientada a importância das rotinas para o desenvolvimento pessoal e da aprendizagem das crianças. Deste modo é importante envolver as crianças no ambiente escolar e familiar e proporcionar oportunidades de escolha e participação para um adequado desenvolvimento da sua autonomia.