Repository logo
 
Publication

Conexões matemáticas com o quotidiano

dc.contributor.advisorBranco, Neusa
dc.contributor.authorGuedes, Maria Inês Sousa Casaca Abrantes
dc.date.accessioned2022-03-30T18:14:48Z
dc.date.available2022-03-30T18:14:48Z
dc.date.issued2022-03-02
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório final surge da prática pedagógica realizada no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte foca-se na prática de ensino supervisionada, nos diversos contextos, evidenciando dificuldades e aprendizagens sustentadas poe evidências do trabalho realizado. A segunda parte apresenta a componente investigativa que se centra na importância das conexões entre a matemática e o quotidiano dos alunos. O estudo, de natureza qualitativa, centra-se no trabalho realizado com os alunos de uma turma de 3º ano do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos através da observação direta e participante, registos fotográficos e notas de campo. Os resultados evidenciam o estabelecimento conexões matemáticas com o quotidiano dos alunos, contribuindo para a sua aprendizagem e motivaçãopt_PT
dc.description.abstractThis final report arises from the pedagogical practice carried out during the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of 1st Cycle of Basic Education, at Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Santarém, and is divided into two parts. The first part focuses on supervised teaching practice, in different contexts, highlighting difficulties and sustained learning through evidence of the work carried out. The second part presents the investigative component that focuses on the importance of connections between mathematics and students’ daily lives. The study, of a qualitative nature, focuses on the work carried out with students from a 3rd year class of Basic Education. Data were collected through direct and participant observation, photographic records and field notes. The results show the establishment of mathematical connections with the daily lives of students, contributing to their learning and motivationpt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.issn202966879
dc.identifier.issn202966879
dc.identifier.other202966879
dc.identifier.tid202966879
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3924
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectconexões matemáticaspt_PT
dc.subjectprática pedagógicapt_PT
dc.subjectquotidianopt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectmathematical connectionspt_PT
dc.subjectpedagogical practicept_PT
dc.subjectdaily livespt_PT
dc.titleConexões matemáticas com o quotidianopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_Maria Inês Guedes.pdf
Size:
44.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format