Repository logo
 
Publication

A leitura e a escrita segundo os princípios do modelo do Movimento da Escola Moderna e do modelo João de Deus

dc.contributor.advisorCardona, Maria João
dc.contributor.authorAbreu, Cátia Raquel
dc.date.accessioned2017-08-11T15:50:41Z
dc.date.available2017-08-11T15:50:41Z
dc.date.issued2016-07-19
dc.descriptionRelatório de estágio para obtenção de grau mestre em Educação pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório reflete as etapas do caminho percorrido ao longo de três semestres, no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas possibilitaram momentos de aprendizagem e foram a base para o desenvolvimento da pesquisa que escolhi realizar. Esta pesquisa é apresentada numa outra parte do relatório e incidiu no estudo sobre os princípios do modelo do Movimento da Escola Moderna e do modelo João de Deus. Para além da pesquisa aprofundada sobre o tema, foram realizadas entrevistas, a 12 profissionais de educação. 3 educadoras e 3 professores que praticam o Movimento da Escola Moderna e 3 educadoras e 3 professoras dos Jardins-Escolas João de Deus. Os resultados obtidos sugerem que os modelos estudados têm subjacente princípios orientadores diferenciados. São ambos modelos eficazes, de acordo com o que dizem o/as docentes participantes, mas que se regem por pontos de partida diferentes para chegar à mesma finalidade: ensinar a criança a aprender a ler e a escrever.pt_PT
dc.description.abstractThe present report shows the steps of a three week path in the ambit of the Supervised Teaching Practises from my Master’s Degree in Preschool Education and Primary Education. These steps allowed learning moments and were the foundation to the developing research work that I chose to do. This research work is presented in another part of the report and it is focussed in the study that speaks about the principles of the Modern School Movement and in the study from João de Deus Model. After a thorough research on the subject to be treated, interviews, involved the participationof 12 Education Professionals. Three Educators and three Professors that apply the Modern School Movement’s and three Educators and three Professors from the Jardins-Escolas João de Deus. They are both effective models, according to what they say the teachers participating,but they have different starting points to achieve the same purpose: teaching the child how to read and how to write.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201227509
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1826
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectaprendizagem da leitura e da escritapt_PT
dc.subjectmodelo do Movimento da Escola Modernapt_PT
dc.subjectmodelo de Leitura João de Deuspt_PT
dc.subjectlearning how to read and how to writept_PT
dc.subjectModern School Movementpt_PT
dc.subjectJoão de Deus Reading modelpt_PT
dc.titleA leitura e a escrita segundo os princípios do modelo do Movimento da Escola Moderna e do modelo João de Deuspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatório final .pdf
Size:
2.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: