Repository logo
 
Publication

Projeto de intervenção em crianças do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades na escrita cursiva

dc.contributor.advisorCatela, David
dc.contributor.authorChambel, Ana Filipa dos Santos
dc.date.accessioned2021-02-14T23:38:09Z
dc.date.available2021-02-14T23:38:09Z
dc.date.issued2021-01-25
dc.description.abstractO presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e em Português e História e Geografia do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém, sendo composto por duas partes. No que concerne à primeira parte, é apresentado uma análise e reflexão do percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º CEB. A segunda parte contempla a componente investigativa. Esta investigação teve como objetivo identificar no 1.º e 4.º ano de escolaridade dificuldades na escrita cursiva, detetáveis por megalografia, inconstância espacial, substituições ou imprecisão de traço, inversões, trocas ou ausências. Pretendemos aplicar e avaliar o efeito de um programa de estimulação motora em crianças com problemas na aprendizagem da escrita cursiva. Os dados foram recolhidos, tendo por base um pré-teste e um pós-teste a um total de 120 crianças do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano de escolaridade. Ao grupo experimental pertenceram 9 crianças do 1.º e 4.º ano, emparelhado a um grupo de controlo, por idade, género e sala. As sessões de intervenção, demonstraram que o grupo experimental beneficiou da intervenção a nível de redução de espaço, altura das letras e tempo, aproximando-se do grupo de controlo, e ultrapassando-o em determinados parâmetros.pt_PT
dc.description.abstractThis final report comes within the scope of the Master in Teaching of the 1st Cycle and in Portuguese and History and Geography of the 2nd Cycle of Basic Education (CEB) of the Escola Superior de Educação de Santarém, consisting of two parts. With regard to the first part, an analysis and reflection of the path taken in the supervised teaching practices in the 1st and 2nd CEB is presented. The second part includes the investigative component. This investigation aimed to identify difficulties in cursive writing, detectable by megalography, spatial inconstancy, substitutions or imprecision of lines, inversions, exchanges or absences in the 1st and 4th year of schooling. We intend to apply and evaluate the effect of a motor stimulation program on children with problems in learning cursive writing. The data were collected, based on a pre-test and a post-test for a total of 120 children from the 1st, 2nd, 3rd and 4th year of schooling. The experimental group included 9 children from the 1st and 4th year, paired with a control group, by age, gender and room. The intervention sessions demonstrated that the experimental group benefited from the intervention in terms of reducing space, letter height and time, approaching the control group, and surpassing it in certain parameters.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202635767
dc.identifier.tid202635767
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3340
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectreflexãopt_PT
dc.subject1.ºCEBpt_PT
dc.subject2.ºCEBpt_PT
dc.subjectescrita cursivapt_PT
dc.subjectpercetivo-motorapt_PT
dc.subjectreflectionpt_PT
dc.subject1st ECBpt_PT
dc.subject2nd ECBpt_PT
dc.subjectcursive writingpt_PT
dc.subjectpercent-motorpt_PT
dc.titleProjeto de intervenção em crianças do 1º ciclo do ensino básico com dificuldades na escrita cursivapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio de Mestrado_AnaChambel.pdf
Size:
3.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format