Publication
A coordenação de ciclo como apoio ao funcionamento e articulação entre os departamentos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.contributor.advisor | Cardona, Maria João | |
dc.contributor.author | Júlio, Maria Lina Santana | |
dc.date.accessioned | 2024-04-21T20:12:08Z | |
dc.date.available | 2024-04-21T20:12:08Z | |
dc.date.issued | 2024-03-20 | |
dc.description | Mestrado em Administração Educacional | pt_PT |
dc.description.abstract | Este estudo emerge da necessidade de analisar e compreender o papel das lideranças intermédias nas organizações educativas, de um modo particular o papel dos coordenadores de departamento e de ciclo de ensino, num agrupamento de escolas. Pretende aprofundar o conhecimento sobre o trabalho realizado nos departamentos da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico e de que modo a coordenação de ciclo pode apoiar o funcionamento e articulação entre estes. Deste modo foi realizada uma pesquisa a nível teórico sobre as lideranças intermédias, e o seu papel preponderante nas organizações educativas. Foi também efetuada uma análise da legislação e normativos sobre as funções especificas dos coordenadores de departamento. Procedeu-se posteriormente, à formulação dos objetivos da pesquisa, à seleção do agrupamento alvo de estudo e aos coordenadores a entrevistar. Realizadas as entrevistas, foi feita a sua análise de conteúdo, tendo em conta os objetivos do estudo. Destacaram-se como aspetos positivos no funcionamento dos departamentos: a relação humana, o trabalho colaborativo, os momentos de reflexão e a entreajuda. As dificuldades apresentadas, incidiram na falta de tempo dos coordenadores, no excesso de trabalho, na burocracia, na própria legislação em vigor. No que diz respeito à articulação entre departamentos/ciclos, todos os coordenadores referiram que esta já foi maior, sendo atualmente mais escassa e pontual devido à falta de tempo e ao panorama atual das escolas, sobrecarregado de solicitações e de tarefas que esgotam por vezes a capacidade de fazer um melhor e mais eficaz caminho na melhoria das práticas educativas. Este estudo possibilitou a elaboração de um Projeto de Intervenção com vista a uma melhoria do funcionamento e a uma maior e mais eficaz articulação entre os departamentos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. | pt_PT |
dc.description.abstract | This study emerges from the need to analyze and understand the role of middle leaders in educational organizations, in particular the role of department and cycle coordinators in a school grouping. It aims to deepen the knowledge about the work carried out in the departments of Pre-school Education and the 1st Cycle of Basic Education and how the coordination of the cycle can support the functioning and articulation between them. In this way, theoretical research was carried out on the middle leadership, and its preponderant role in educational organizations. An analysis of the legislation and regulations on the specific functions of department coordinators was also carried out. Subsequently, the research aims were formulated, the target group was selected, and the coordinators were interviewed. After the interviews, their content analysis was carried out, taking into account the aims of the study. The following were highlighted as positive aspects in the functioning of the departments: the human relationship, the collaborative work, the moments of reflection and mutual help. The difficulties presented were the lack of time of the coordinators, the overwork, the bureaucracy and the current legislation. With regard to the articulation between departments/cycles, all coordinators mentioned that this was better before, being currently scarcer and more punctual due to the lack of time and the current panorama of schools, overloaded with requests and tasks that sometimes exhaust the ability to make a better and more effective path in the improvement of educational practices. This study enabled the elaboration of an Intervention Project with a view to improving the functioning and a greater and more effective articulation between the departments of Pre School Education and the 1st Cycle of Basic Education | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.other | 203588096 | |
dc.identifier.tid | 203588096 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4805 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | liderança | pt_PT |
dc.subject | coordenação | pt_PT |
dc.subject | articulação | pt_PT |
dc.subject | departamento | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | 1º CEB | pt_PT |
dc.subject | leadership | pt_PT |
dc.subject | coordination | pt_PT |
dc.subject | articulation | pt_PT |
dc.subject | department | pt_PT |
dc.subject | Preschool Education | pt_PT |
dc.subject | 1st CBE | pt_PT |
dc.title | A coordenação de ciclo como apoio ao funcionamento e articulação entre os departamentos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado | pt_PT |