Repository logo
 
Publication

As conceções dos alunos do 1.º CEB sobre a origem das espécies/The conceptions of primary school students about the origin of species

dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.contributor.authorSilva, Filipa
dc.contributor.authorBlindorro, Joana
dc.contributor.authorGomes, Mara
dc.contributor.authorClemente, Rita
dc.contributor.authorSantos, Sara
dc.date.accessioned2014-02-04T00:52:08Z
dc.date.available2014-02-04T00:52:08Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionPóster apresentado no Workshop “Actively learning evolution: methods and resources” do XIV Congress of the European Society for Evolutionary Biology, realizado a 19 de agosto 2013 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.por
dc.description.abstractEste estudo exploratório visou diagnosticar as perspetivas dominantes sobre a origem das espécies nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Utilizou-se como instrumento de recolha de dados, desenhos elaborados por crianças, acompanhados por uma explicação textual desses desenhos e um inquérito simples para possibilitar uma melhor interpretação dessas representações iconográficas. Participaram neste estudo 125 alunos do 1.º CEB, de três turmas do 3.º ano e três turmas do 4.º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Santarém e outra do distrito de Coimbra, com idades entre os 8 e 11 anos. Os dados mostram que as respostas dadas ao inquérito, predominantemente evolucionistas, não estão totalmente de acordo com os desenhos realizados pelos alunos, predominantemente criacionistas. Muitos alunos desenharam a origem das diferentes espécies através de um ato divino efetuado por um ser superior ou que este é a causa da evolução (Intelligent Design). No entanto, é de salientar que embora os desenhos indiquem uma forte aproximação a uma explicação não aceite no meio científico (criacionismo), muitas crianças também ilustraram corretamente que as espécies evoluíram de uma forma lenta e gradual, existindo mesmo algumas que desenvolveram essa ideia mostrando a evolução do homem a partir de antropoides. Tendo em consideração os resultados obtidos, sugere-se que a abordagem à origem das espécies ocorra, de um modo simples, desde o 1.º CEB, para as crianças começarem a construir desde cedo um conhecimento científico adequado sobre o evolucionismo. Abstract: This exploratory research study aims to identify the dominant perspectives of primary school students about the origin of species. It was used student’s drawings about the subject to collect data, followed by an exploratory text about the drawing and a short survey to better interpret the drawings. The participants of this study were 125 primary school students of 3rd and 4th grades from schools of Santarém and Coimbra, aged between 8 and 11 years. The data showed that the answers to the survey were predominantly evolutionists. However, those responses were not totally in agreement with the drawings because they were predominantly creationists. Many students drew the origin of species through a divine act of a superior being or that it caused evolution (Intelligent Design). Although the drawings reveal a strong approximation to an explanation that is not accepted in the scientific community, many children also have drawn that the different species had evolved slowly and gradually. Some of them have also drawn the evolution of men from anthropoid. Accordingly to the results obtained, we suggest the teaching of the origin of species since primary school, so that children can develop early an adequate scientific knowledge about evolution.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/906
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectalunospor
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectconceçõespor
dc.subjectorigem das espéciespor
dc.titleAs conceções dos alunos do 1.º CEB sobre a origem das espécies/The conceptions of primary school students about the origin of speciespor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaculdade de Ciências da Universidade de Lisboapor
oaire.citation.titleXIV Congress of the European Society for Evolutionary Biologypor
person.familyNameCavadas
person.familyNameLinhares
person.givenNameBento
person.givenNameElisabete
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.ridJWA-1916-2024
person.identifier.scopus-author-id55698566200
person.identifier.scopus-author-id57216489457
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationd5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442
relation.isAuthorOfPublication221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a origem das espécies.pdf
Size:
1.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: