Repository logo
 
Publication

A (in)disciplina nas primeiras idades : significado e implicações nas práticas educativas

dc.contributor.advisorCardona, Maria João
dc.contributor.authorRebelo, Ana Cláudia Madeiras
dc.date.accessioned2016-05-21T16:52:29Z
dc.date.available2016-05-21T16:52:29Z
dc.date.issued2015-05-13
dc.descriptionRelatório de estágio para a obtenção de grau de Mestre na área de educação pré-escolar do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.description.abstractPartindo das questões vivenciadas durante os estágios, optei por estudar a (in)disciplina nas primeiras idades e o significado e implicações que esta tem nas práticas educativas. Esta pesquisa teve como objetivos identificar algumas das causas subjacentes aos comportamentos de (in)disciplina assim como a representação que docentes do 1ºciclo do ensino básico e educadoras de infância apresentam sobre estes comportamentos. Foi também preocupação deste estudo analisar a forma como estes comportamentos afetam o processo de aprendizagem das crianças e o desempenho dos docentes. O estudo foi feito com duas docentes de 1ºciclo e duas educadoras de infância. Os resultados indicam, segundo as educadoras e professoras que já existem comportamentos de indisciplina, quer na educação pré-escolar, quer no 1ºciclo do Ensino Básico. Para além disso, os resultados também revelam que este tipo de comportamentos interferem no processo de aprendizagem das crianças.pt_PT
dc.description.abstractBased on the issues experienced during courses I chose to study (in) discipline at early ages and the meaning and implications that it has on educational practices. This research aimed to identify some of the underlying causes of the behavior (in) discipline as well as representing the 1st cycle of basic education teachers and childcare workers have about these comportments. It was also concern of this study is to analyze how these behaviors affect the learning process of children and the performance of teachers. The study was done with two teachers of 1st cycle and two kindergarten teachers. The results indicate, according to the educators and teachers who are already disruptive behaviors both at the pre-school education, either in the 1st cycle of Basic Education. Furthermore, these results also show that this type of behavior interfere with the learning process of the children. For teachers, these disruptive behaviors interfere equally in performance and could even lead to demotivation and discouragement thereofpt_PT
dc.identifier.tid201124823
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1474
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectdisciplinapt_PT
dc.subjectindisciplinapt_PT
dc.subjectcomportamentospt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectdocentespt_PT
dc.titleA (in)disciplina nas primeiras idades : significado e implicações nas práticas educativaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ana Madeiras.pdf
Size:
1.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: