Repository logo
 
Publication

Introdução e exploração da colher na infância em contexto familiar

dc.contributor.authorCatela, David
dc.contributor.authorLeonardo, Ana
dc.contributor.authorPatrício, Beatriz
dc.contributor.authorCastelo, Mafalda
dc.contributor.authorNunes, Matilde
dc.contributor.authorSeabra, Ana Paula
dc.date.accessioned2020-12-10T16:07:10Z
dc.date.available2020-12-10T16:07:10Z
dc.date.issued2020-07
dc.description.abstractDurante o processo de apropriação da colher, as crianças precisam detetar e adquirir uma série de competências motoras funcionais, bem como certas normas sociais associadas ao uso deste utensílio. Com este estudo descritivo pretendemos obter informação sobre a sequenciação temporal de acesso à colher e aos outros talheres, e quais as explorações que as crianças fazem em contexto familiar português. Foram obtidos dados relativos a 115 crianças pequenas portuguesas, através de questionário estruturado on-line. Os resultados revelam que: i) há uma noção clara que a criança necessita de um objeto escalado ao tamanho da sua mão; ii) a colher favorece a oportunidade de brincar físico, funcional, solitário e social; iii) explorar colher - usar colher - explorar garfo - explorar faca é a sequência temporal de acesso aos talheres, significativamente faseada durante toda a primeira infância; iv) a criança pequena consegue explorar a colher como instrumento para outras funções que não as relacionadas com comer. Assim, a colher possui um potencial muito diversificado para aprendizagem do uso de um instrumento, para a exploração de propriedades funcionais de objetos e para o desenvolvimento social e cultural da criança pequena.pt_PT
dc.description.abstractDuring the process of appropriating the spoon, children need to detect and acquire a series of functional motor skills, as well as certain social norms associated with the use of this tool. With this descriptive study we intend to obtain information on the temporal sequencing of access to the spoon and other cutlery, and what explorations the children make in the Portuguese family context. Data on 115 Portuguese toddlers were obtained through a structured online questionnaire. The results reveal that: i) there is a clear notion that the child needs an object scaled to the size of his/her hand; ii) the spoon favors the opportunity to physical, functional, solitary and social play; iii) explore spoon - use spoon - explore fork - explore knife is the temporal sequence of access to cutlery, significantly phased throughout the early childhood; iv) the toddler is able to explore the spoon as an instrument for functions other than those related to eating. Thus, the spoon has a very diverse potential for learning how to use an instrument, for exploring the functional properties of objects and for the social and cultural development of young children.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCatela, D., Leonardo, A., Patrício, B., Castelo, M., Nunes, M., & Seabra, A. P. (2020). Introdução e exploração da colher na infância em contexto familiar. Revista da UI_IPSantarém, 8(2), 30-38.pt_PT
dc.identifier.doi10.25746/ruiips.v8.i2.20662pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3134
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
dc.relationPortuguese Foundation for Science and Technology, I.P. (Number UIDP/04748/2020)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20662pt_PT
dc.subjectcolherpt_PT
dc.subjectbrincarpt_PT
dc.subjectfacapt_PT
dc.subjectgarfopt_PT
dc.subjectprimeira infânciapt_PT
dc.subjectspoonpt_PT
dc.subjectplaypt_PT
dc.subjectforkpt_PT
dc.subjectknifept_PT
dc.subjectinfancypt_PT
dc.titleIntrodução e exploração da colher na infância em contexto familiarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage38pt_PT
oaire.citation.issue8pt_PT
oaire.citation.startPage30pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameCatela
person.familyNameSeabra
person.givenNameDavid
person.givenNameAna Paula
person.identifier000000006879862X
person.identifier.ciencia-id2118-1841-45D3
person.identifier.ciencia-id6F1A-C144-E837
person.identifier.orcid0000-0003-0759-8343
person.identifier.orcid0000-0002-0219-2881
person.identifier.ridJ-3158-2016
person.identifier.ridG-6860-2019
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48
relation.isAuthorOfPublication1c4ad98d-f25c-47ae-9673-eb5b78bd047a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4978c4a0-a7cc-4626-8581-c54939266d48

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
catela_et_al_spoon_acquisition_revista_UIIPS_jul_20.pdf
Size:
308.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format