Repository logo
 
Publication

Metodologia scorecard da marca:estudo de caso aplicado à “Galp Energia, S.A”

dc.contributor.advisorLourenço, António Morão
dc.contributor.authorMariquitos, João Luís Rosa
dc.date.accessioned2015-10-01T10:26:09Z
dc.date.available2017-09-30T00:30:08Z
dc.date.issued2015-09-29
dc.descriptionDissertação, Mestrado, Contabilidade e Finanças, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2015pt_PT
dc.description.abstractO estudo tem como objetivo a aplicação de uma metodologia que permite a avaliação de ativos intangíveis, pois o valor de mercado de uma empresa não pode ser explicado apenas pelos seus ativos tangíveis. Contudo, procurou-se avaliar financeiramente uma marca com base no método de fluxo de caixa descontado, com o auxílio da ferramenta Scorecard da marca, desenvolvida por Milone (2004). A ferramenta permitiu identificar e quantificar a influência exercida pela marca na obtenção de fluxos futuros de uma empresa. Sendo que entre os diversos ativos intangíveis que acrescentam valor a uma empresa, a marca é a que mais destaque apresenta, no que diz respeito a valor acrescentado.A metodologia foi aplicada ao Grupo “Galp Energia”, sendo uma das maiores empresas portuguesas e com, mais experiência no sector energético, contando já com três séculos de sucesso, tendo resultado na construção de uma empresa com uma marca forte. Após a aplicação da metodologia proposta, foi calculado o valor da marca da “Galp Energia” no total de 4.077.404 €, o que representa 30,79% do valor total da empresa. Portanto, o impacto que a marca possui sobre os fluxos de caixa de uma empresa é bastante significativo.pt_PT
dc.identifier.citationMariquitos, J. (2015). Metodologia scorecard da marca:estudo de caso aplicado à Galp Energia S.A (Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW: <http://hdl.handle.net/10400.15/1325>pt_PT
dc.identifier.tid201016230
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1325
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAtivos intangíveispt_PT
dc.subjectMarcaspt_PT
dc.subjectFluxo de Caixa Descontadopt_PT
dc.subjectScorecard da Marcapt_PT
dc.titleMetodologia scorecard da marca:estudo de caso aplicado à “Galp Energia, S.A”pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
JoaoLuisRosaMariquitos_Mestrado_Capa_CF_2015.pdf
Size:
265.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Capa
Loading...
Thumbnail Image
Name:
JoãoLuisRosaMariquitos_Mestrado_CF_2015.pdf
Size:
1.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Dissertação
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: