Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Capa | 265.37 KB | Adobe PDF | ||
Dissertação | 1.41 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo tem como objetivo a aplicação de uma metodologia que permite a avaliação de ativos intangíveis, pois o valor de mercado de uma empresa não pode ser explicado apenas pelos seus ativos tangíveis. Contudo, procurou-se avaliar financeiramente uma marca com base no método de fluxo de caixa descontado, com o auxílio da ferramenta Scorecard da marca, desenvolvida por Milone (2004). A ferramenta permitiu identificar e quantificar a influência exercida pela marca na obtenção de fluxos futuros de uma empresa. Sendo que entre os diversos ativos intangíveis que acrescentam valor a uma empresa, a marca é a que mais destaque apresenta, no que diz respeito a valor acrescentado.A metodologia foi aplicada ao Grupo “Galp Energia”, sendo uma das maiores empresas portuguesas e com, mais experiência no sector energético, contando já com três séculos de sucesso, tendo resultado na construção de uma empresa com uma marca forte. Após a aplicação da metodologia proposta, foi calculado o valor da marca da “Galp Energia” no total de 4.077.404 €, o que representa 30,79% do valor total da empresa. Portanto, o impacto que a marca possui sobre os fluxos de caixa de uma empresa é bastante significativo.
Description
Dissertação, Mestrado, Contabilidade e Finanças, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2015
Keywords
Ativos intangíveis Marcas Fluxo de Caixa Descontado Scorecard da Marca
Citation
Mariquitos, J. (2015). Metodologia scorecard da marca:estudo de caso aplicado à Galp Energia S.A (Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW: <http://hdl.handle.net/10400.15/1325>