Repository logo
 
Publication

Construir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professor

dc.contributor.authorHamido, Gracinda
dc.contributor.authorLuís, Helena
dc.contributor.authorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorGuimarães, Célia Maria
dc.date.accessioned2018-01-17T21:41:25Z
dc.date.available2018-01-17T21:41:25Z
dc.date.issued2013-03
dc.description.abstractNesta comunicação pretendemos apresentar e analisar alguns dados preliminares recolhidos no âmbito de um projeto mais abrangente, de parceria entre duas instituições de formação professores, em Portugal e no Brasil. A partir da análise de representações do que é ser professor, e do modo com essas representações podem ser (re)configuradas no decurso de processos de formação, procuramos gerar alguns contributos para a compreensão dos processos de construção da identidade profissional de educadores e professores. Os dados mobilizados resultam de algumas respostas obtidas a questionários realizados a alunos do 1º ciclo de estudos do curso de formação de educadores de infância e professores, 55 alunos da instituição portuguesa e 77 da instituição brasileira. Sustentamos a nossa análise num quadro de referência conceptual que assume os conceitos de representação social (Moscovici, 1988), de dialogismo (Grossen, 1999; Hermans, 2001) e de transição (Zittoun, 2006) como centrais à compreensão das dinâmicas de mudança e de continuidade inerentes à construção e desenvolvimento de identidades. Os resultados preliminares reforçam a relevância dos processos comunicativos de coordenação simbólica e intersubjetiva que, no decurso da formação e da supervisão dos alunos, podem reconfigurar as representações de alunos e de formadorespt_PT
dc.description.abstractIn this communication we intend to present and analyze some preliminary data collected as part of an ongoing broader project, developed by two teacher training institutions in Portugal and Brazil. Based on an analysis of representations of teaching, and of the expected impact of training processes on those representations, we try to generate some contributions to the understanding of the processes of teachers’ professional identity construction. The mobilized data result from some answers to questionnaires given to students attending the training courses of early childhood educators and primary teachers, 55 students from the Portuguese institution and 77 from the Brasilian institution. We develop our analysis in a conceptual framework that takes the concepts of social representation (Moscovici, 1988), dialogism (Grossen, 1999; Hermans, 2001) and transition (Zittoun, 2006) as central to understanding the dynamics of change and continuity inherent in the construction and development of identities. Preliminary results reinforce the relevance of communicative processes that may reconfigure students’ representations, over the course of their training and supervision.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationChaleta, M.E. et al (Coord.)(2013). ACTAS: II International Conference “Learning and Teaching in Higher Education /Learning Orchestration in Higher Education” (pp. 172-189). Évora: Universidade de Évora, Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico. [suporte Cdrom - ISBN: 978-989-96656-4-4].pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96656-4-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2038
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Évorapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjectidentidade profissionalpt_PT
dc.subjectrepresentações sociaispt_PT
dc.subjectdialogismospt_PT
dc.subjecttransiçõespt_PT
dc.subjectteacher educationpt_PT
dc.subjectprofessional identitypt_PT
dc.subjectsocial representationspt_PT
dc.subjectdialogismpt_PT
dc.subjecttransitionspt_PT
dc.titleConstruir identidades profissionais no ensino superior. Aprender a ensinar a ser (Sendo) Professorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceÉvorapt_PT
oaire.citation.endPage189pt_PT
oaire.citation.startPage172pt_PT
oaire.citation.titleII Learning and Teaching in Higher Education/Learning Orchestration in Higher Education Conference Proceedings,pt_PT
person.familyNameHamido
person.familyNameLuís
person.givenNameGracinda
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-idD417-54AC-9BCF
person.identifier.ciencia-idFE1B-828C-2A6D
person.identifier.orcid0000-0001-8745-0351
person.identifier.orcid0000-0002-6947-2597
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication08e8d033-ef2f-428b-8523-f9c073b53aad
relation.isAuthorOfPublication4a4eefc8-7d7b-45d9-bcf4-8ea003117d61
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4a4eefc8-7d7b-45d9-bcf4-8ea003117d61

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
lthe2013_Hamido-Luis-PiscalhoGuimaraes.pdf
Size:
644.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: