Repository logo
 
Publication

A relação dos ciganos com a escola pública:contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional

dc.contributor.authorCasa-Nova, Maria
dc.date.accessioned2010-10-31T21:29:46Z
dc.date.available2010-10-31T21:29:46Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractTendo em consideração o tradicional afastamento da escola pública das crianças e jovens de cultura cigana, quer em Portugal, quer nos países da Europa onde estas comunidades estão presentes, procura-se neste artigo desenvolver algumas reflexões em torno de alguns dos processos sócio-culturais, complexos e multidimensionais, que estão na origem deste fenómeno. Através da análise interpretativa dos contextos e dos processos observados durante uma pesquisa de terreno de carácter etnográfico, onde a observação participante se constituiu no complexo metodológico privilegiado de recolha de informação, procura-se desconstruir a tradicional e linear explicação deste afastamento baseada na assunção de que “os ciganos não gostam da escola”. - Taking into consideration the traditional withdrawal from public school of children and young people of Gypsy culture, either in Portugal or in European countries where these communities are present, we attempt, in this article, the development of some reflections around some of the socio-cultural processes that are at the source of this phenomenon.Through the interpretative analysis of the observed contexts and processes throughout field research of an ethnographical character, where the participating observation was constituted by the privileged methodological complex of the information collection, we attempt to deconstruct the traditional and linear explanation of this withdrawal based on the assumption that “Gypsies do not like school”.Through the interpretative analysis of the observed contexts and processes throughout field research of an ethnographical character, where the participating observation was constituted by the privileged methodological complex of the information collection, we attempt to deconstruct the traditional and linear explanation of this withdrawal based on the assumption that “Gypsies do not like school”.por
dc.identifier.citationCASA-NOVA, Maria José - A relação dos ciganos com a escola pública:contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensional.Revista Interacções. Nº 2 (2006), p.155-182por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/209
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educaçãopor
dc.subjectCiganospor
dc.subjectHabitus étnicopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectSocialização familiarpor
dc.subjectEtnografiapor
dc.titleA relação dos ciganos com a escola pública:contributos para a compreensão sociológica de um problema complexo e multidimensionalpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage182p.por
oaire.citation.startPage155p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
B7.pdf
Size:
160.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: