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Organização do ambiente educativo na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: a gestão do tempo como promotora da autorregulação da aprendizagem das crianças
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Piscalho, Isabel | |
dc.contributor.author | Ferreira, Beatriz da Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-03-05T22:45:08Z | |
dc.date.available | 2025-03-05T22:45:08Z | |
dc.date.issued | 2025-02-12 | |
dc.description | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | Este relatório de estágio é parte integrante da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém, pertencente ao Instituto Politécnico de Santarém. O documento reflete a experiência prática adquirida nos contextos de creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico. Estrutura-se em três partes principais. A primeira parte tem como objetivo desenvolver uma reflexão crítica e fundamentada sobre as aprendizagens adquiridas e as práticas pedagógicas implementadas nestes três contextos. A segunda parte aborda a componente investigativa, que procura compreender de que forma a organização do ambiente educativo, sobretudo em relação à dimensão “tempo”, pode promover a autorregulação da aprendizagem das crianças durante as transições educativas entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. Além disso, investiga o papel dos educadores e professores na organização do tempo, visando a promoção da autorregulação da aprendizagem nas crianças em ambos os contextos. Para tal, foram realizados três estudos com uma abordagem qualitativa, exploratória e interpretativa. A investigação envolveu observação direta, utilizando a cheklist CHILD (Piscalho, 2021), registos escritos, 61 inquéritos online e dois focus groups, cada um com cinco crianças. Além disso, esta exploração investigativa possibilitou perceber qual deve ser o papel do educador/professor na promoção da aprendizagem autorregulada. Os resultados obtidos demonstram de forma clara que a organização do tempo desempenha um papel crucial na promoção das competências autorregulatórias das crianças, ajudando-as a gerir melhor o seu comportamento, emoções e aprendizagens. Adicionalmente, as práticas educativas adotadas pelos docentes revelam-se igualmente essenciais neste processo. Metodologias pedagógicas que incentivem a autonomia, a reflexão crítica e a autoavaliação contribuem significativamente para o desenvolvimento da autorregulação nas crianças, permitindo que adquiram ferramentas para enfrentar desafios de forma mais eficaz e responsável. Assim, a conjugação de uma boa gestão do tempo com estratégias educativas adequadas constitui um pilar fundamental para o desenvolvimento saudável e equilibrado das competências autorregulatórias desde a infância. Por fim, a terceira parte apresenta uma reflexão sobre o processo de desenvolvimento profissional ao longo do curso, descrevendo as principais aprendizagens e dificuldades encontradas durante este percurso e nos três estudos realizados. | por |
dc.description.abstract | This internship report is an integral part of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Preschool Education and Primary Education at the School of Education of Santarém, which is part of the Polytechnic Institute of Santarém. The document reflects the practical experience gained in the contexts of daycare, kindergarten, and primary education. It is structured into three main parts. The first part aims to develop a critical and well-founded reflection on the learning acquired and the pedagogical practices implemented in these three contexts. The second part addresses the research component, which seeks to understand how the organization of the educational environment, particularly regarding the dimension of "time," can promote self-regulated learning among children during educational transitions between preschool and primary education. Additionally, it investigates the role of educators and teachers in time organization to foster self-regulated learning in children in both contexts. To this end, three studies were conducted using a qualitative, exploratory, and interpretive approach. The research involved direct observation, using the CHILD checklist (Piscalho, 2021), written records, 61 online surveys, and two focus groups, each consisting of five children. Furthermore, this investigative exploration allowed for an understanding of the educator/teacher's role in promoting self-regulated learning. The results clearly demonstrate that time organization plays a crucial role in promoting children's self-regulatory skills, helping them better manage their behavior, emotions, and learning. Additionally, the educational practices adopted by teachers are equally essential in this process. Pedagogical methodologies that encourage autonomy, critical reflection, and self-assessment significantly contribute to the development of self-regulation in children, providing them with tools to face challenges more effectively and responsibly. Thus, the combination of effective time management with appropriate educational strategies is a fundamental pillar for the healthy and balanced development of self-regulatory skills from childhood.Finally, the third part presents a reflection on the process of professional development throughout the course, describing the main learning experiences and challenges encountered during this journey and in the three studies conducted. | eng |
dc.identifier.other | 203900553 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/5729 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | ambiente educativo | |
dc.subject | autorregulação da aprendizagem | |
dc.subject | educação pré-escolar | |
dc.subject | ensino básico | |
dc.subject | gestão do tempo | |
dc.subject | educational enviroment | |
dc.subject | self-regulation of learning | |
dc.subject | preschool education | |
dc.subject | basic education | |
dc.subject | time management | |
dc.title | Organização do ambiente educativo na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico: a gestão do tempo como promotora da autorregulação da aprendizagem das crianças | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 | |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado | pt_PT |
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