Repository logo
 
Publication

Atividades promotoras de pensamento crítico em aulas de ciências naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorMatos, Ana
dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.date.accessioned2016-05-08T16:20:44Z
dc.date.available2016-05-08T16:20:44Z
dc.date.issued2016-04
dc.description.abstractpromoção de capacidades de pensamento crítico é essencial para existir uma verdadeira apropriação dos conhecimentos, pois a sua utilização permite aos alunos contactarem com a informação de um modo mais profundo. Dotar os alunos de pensamento crítico constitui-se como fundamental não só devido à utilização de conhecimento científico, mas também pelo exercício de uma cidadania responsável, por ser a base para o questionamento dos argumentos que nos são apresentados. Assim, o pensamento crítico pode ser considerado essencial, para a aprendizagem nas diferentes áreas curriculares e para o exercício de uma cidadania responsável dos alunos. Esta investigação sobre a própria prática profissional teve como objetivos verificar se a utilização de atividades e estratégias construídas com o intuito de desenvolver o pensamento crítico contribuem efetivamente para o desenvolvimento do pensamento crítico de alunos no 2.º Ciclo do Ensino Básico nas aulas de Ciências Naturais e conhecer a opinião da docente titular da turma envolvida no estudo e dos seus alunos relativamente a esta experiência de ensino centrada em atividades promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico. Para este efeito, foram implementadas três atividades do tipo prático-experimental e uma atividade prática de resolução de problemas. Constatou-se que os alunos conseguiram atingir algumas das capacidades de pensamento crítico propostas, verificando-se uma evolução no desenvolvimento das suas capacidades de pensamento crítico.pt_PT
dc.description.abstractPromoting critical thinking skills is essential to create a real ownership of knowledge as its use allows students to contact deeply with the information. Provide critical thinking to students was recognized as fundamental not only due to the use of scientific knowledge, but also by the exercise of responsible citizenship, as the basis for questioning the arguments that we are presented to. Thus, critical thinking can be considered essential for learning in different curriculum areas and to exercise students with responsible citizenship. This research focused on the professional practice itself aimed to verify the use of activities and strategies built in order to develop whether or not critical thinking effectively contributes to the development of critical thinking of students in the 2nd cycle of Basic Education - in the Natural Sciences classes. As well as to get to know the main group teacher’s opinion involved in the study and its students on this educational experience focused on promoting activities of the development of critical thinking. To this outcome there were implemented three pratical-experimental activities and one pratical activity for problem solving. It was shown that students were able to achieve some abilities proposals related to critical thinking, verifying an evolution in developing their critical thinking skills.pt_PT
dc.identifier.citationMatos,A.;Linhares,E. & Correia,M. (2016). Atividades promotoras de pensamento crítico em aulas de ciências naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 3(6),233-251pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1438
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUnidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS/article/view/153pt_PT
dc.subjectatividades de ciênciaspt_PT
dc.subjectpensamento críticopt_PT
dc.subject2.º Ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectscience activitiespt_PT
dc.subjectcritical thinkingpt_PT
dc.subjectmiddle schoolpt_PT
dc.titleAtividades promotoras de pensamento crítico em aulas de ciências naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage251p.pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage233p.pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
person.familyNameLinhares
person.familyNameCorreia
person.givenNameElisabete
person.givenNameMarisa
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.ridJWA-1916-2024
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57216489457
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
153-407-1-SM.pdf
Size:
483.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: