Publication
Uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores
dc.contributor.author | Pierson, Alice | |
dc.contributor.author | Freitas, Denise | |
dc.contributor.author | Villani, Alberto | |
dc.contributor.author | Franzoni, Marisa | |
dc.date.accessioned | 2010-11-29T16:42:05Z | |
dc.date.available | 2010-11-29T16:42:05Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste projeto interdisciplinar, proposto na formação inicial de professores, é estimular e ajudar os futuros professores na elaboração conjunta de planejamentos e cooperar na sua execução. O programa para a preparação dos professores é concebido tendo em vista o desenvolvimento de novas competências que possam levar os professores a coletivamente produzirem conhecimentos sobre a realidade das escolas, a necessidade de saber negociar pontos de vista, perceber as diferenças, as singularidades, a complementaridade e as possibilidades e limitações de sua especialização para o diálogo com outros especialistas, respeitando as diferenças de linguagem e formas de olhar para o mundo, para reconhecer que o seu conhecimento é sempre parcial, uma vez que é parcial a possibilidade fixada pela área de especialização. Uma primeira interpretação da experiência leva à organização das seguintes necessidades a serem consideradas no processo de realização de uma experiência interdisciplinar na preparação dos professores: i) focalização do trabalho de intervenção sobre as múltiplas dificuldades dos futuros professores na elaboração de uma nova perspectiva de Ensino; ii) construção de uma sala de aula como contexto orientador e facilitador à construção de um ensino interdisciplinar; iii) orientação específica para pequenos grupos de licenciandos sobre aspectos cognitivos e subjetivos que irão ajudar a socialização dos seus membros; iv) modificação curricular e um esforço contínuo de reflexão dos responsáveis pelo projeto, no sentido de produzir manifestações concretas de interdisciplinaridade que possam se constituir num ancoradouro e referência para os futuros professores. - The aim of this new interdisciplinary project proposal in teachers’ initial training is to stimulate and help future teachers to elaborate joint planning and to cooperate in its execution. A program for teachers’ education is designed aiming at the development of new competences that may lead these teachers to collective knowledge production about the reality of schools. A first interpretation of the experiment leads to the identification of the following aspects to be integrated in teachers’ education process: i) focalization of the intervention work on teachers’ multiple difficulties in constructing a new view of teaching; ii) construction of a classroom context to guide and facilitate the construction of an interdisciplinary teaching; iii) specific guidance to small groups of graduates on cognitive and subjective aspects that will help the socialization of their members; iv) curricular modification and a continuing reflection effort by the project coordinators, in producing concrete manifestations of interdisciplinarity that will constitute an anchorage and a reference for future teachers. | por |
dc.identifier.citation | PIERSON, Alice; FREITAS, Denise; VILLANI, Alberto; FRANZONI, Marisa - Uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores. Revista Interacções. Nº9 (2008), p.113-128 | por |
dc.identifier.issn | 1646-2335 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/304 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação | por |
dc.relation.publisherversion | http://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/I6.pdf | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Formação inicial de professores | por |
dc.subject | Inovação curricular | por |
dc.title | Uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | por |
oaire.citation.endPage | 128p. | por |
oaire.citation.startPage | 113p. | por |
oaire.citation.title | Revista Interacções | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |