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Capacitação dos pais na gestão da febre em contexto domiciliario, no primeiro ano de vida

dc.contributor.advisorGodinho, Celeste
dc.contributor.authorSimão, Patricia
dc.date.accessioned2024-12-13T10:13:55Z
dc.date.available2024-12-13T10:13:55Z
dc.date.issued2024-05
dc.descriptionRelatorio de estagio apresentado para obtençao do grau de Mestre em Enfermagem Comunitáriapt_PT
dc.description.abstractA transição para a parentalidade exige um conjunto de transformações e adaptações suscetíveis de causar desequilíbrio e vulnerabilidade numa família. À luz do modelo de Meleis a febre na criança pode ser interpretada como um evento crítico desencadeador de instabilidade no processo de transição. A febre gera aos pais receio, ansiedade e é um motivo de recurso frequente e indevido aos serviços de urgência. O enfermeiro deverá ser um elo promotor de condições facilitadoras neste processo, desenvolvendo intervenções orientadas para a capacitação dos pais/cuidadores. Com base na metodologia de Planeamento em Saúde foi desenvolvido um projeto de intervenção cujo objetivo visa a “Capacitação dos pais na gestão da febre em contexto domiciliário no primeiro ano de vida”, mobilizando como estratégia a Educação para a Saúde. Os resultados demonstram o contributo positivo na capacitação dos pais, evidenciando a relevância dos Projetos de Intervenção Comunitária e de Saúde Pública no empoderamento comunitário.pt_PT
dc.description.abstractThe transition to parenthood requires a series of transformations and adaptations that can cause imbalance and vulnerability in a family. In the light of the Meleis model, fever in children can be interpreted as a critical event that triggers instability in the transition process. Fever generates fear and anxiety in parents and is a reason for frequent and undue recourse to emergency services. The nurse should be a facilitating link in this process, developing interventions aimed at empowering parents/caregivers. Based on the Health Planning methodology, an intervention project was developed with the aim of "Empowering parents to manage fever at home in the first year of life", mobilising Health Education as a strategy. The results show a positive contribution to empowering parents, highlighting the relevance of Community and Public Health Intervention Projects in community empowerment.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSimão, P. (2024). Capacitação dos pais na gestão da febre em contexto domiciliario, no primeiro ano de vida. Santarem. Escola Superior de Saudept_PT
dc.identifier.tid203757092
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/5025
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectPromoçao da saudept_PT
dc.subjectParentalidadept_PT
dc.subjectPlaneamento da saudept_PT
dc.subjectFebrept_PT
dc.titleCapacitação dos pais na gestão da febre em contexto domiciliario, no primeiro ano de vidapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.titleCapacitação dos pais na gestão da febre em contexto domiciliario, no primeiro ano de vidapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

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