Repository logo
 
Publication

Cenário de Aprendizagem: construção de um ambiente em Minecraft

dc.contributor.authorJosé, Mário
dc.contributor.authorLopes, Nádia
dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.date.accessioned2019-05-02T19:58:11Z
dc.date.available2019-05-02T19:58:11Z
dc.date.issued2019-03-16
dc.description.abstractEsta proposta corresponde a um cenário de aprendizagem elaborado no âmbito da unidade curricular “Ambientes Educativos Inovadores”, do Mestrado em Recursos Digitais em Educação. Esta atividade, de natureza interdisciplinar e adequada a um ambiente educativo inovador, promove a articulação entre as disciplinas de Ciências da Natureza, Matemática, História e Geografia de Por-tugal e Tecnologias de Informação e Comunicação. A atividade tem como des-tinatários alunos do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico e terá a duração mé-dia de duas semanas. As principais aprendizagens a desenvolver centram-se nas temáticas dos ambientes (terrestres e aquáticos) e das características do relevo, clima e vegetação. O produto final da atividade consiste numa maquete de um ambiente em Minecraft. A metodologia utilizada é Project-based Learning, em que os alunos adquirem conhecimento e habilidades decorrente da realização de uma atividade durante um período prolongado de tempo para investigar e responder a uma questão, partindo do problema: Como descreves o ambiente que observas? Será uma atividade desenvolvida em quatro ambientes educativos (Apresentar, Criar, Investigar e Interagir) e uma saída de campo. As tarefas são desenvolvi-das em grupo e pretende-se que os alunos desenvolvam competências como a pesquisa, avaliação, comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e pensamento computacional. Nesta atividade os alunos irão: pesquisar acerca de ambientes inseridos na sua localidade, observando aspetos relacionados com o relevo, clima, hidrografia e vegetação; debater os resultados obtidos para um ecossistema nacional; construir em Minecraft um ambiente de Portugal atribuí-do pelo professor, sendo estas áreas protegidas de Portugal; calcular áreas ocupadas por cada espécie; e por fim, apresentar o resultado final.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2541
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectambientespt_PT
dc.subjectbiodiversidadept_PT
dc.subjectclimapt_PT
dc.subjectminecraftpt_PT
dc.subjectrelevopt_PT
dc.titleCenário de Aprendizagem: construção de um ambiente em Minecraftpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
oaire.citation.titleInovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019pt_PT
person.familyNameJosé
person.familyNameRaquel Mendes Lopes
person.familyNameCavadas
person.familyNameCorreia
person.givenNameMário
person.givenNameNádia
person.givenNameBento
person.givenNameMarisa
person.identifier.ciencia-id721E-9632-6780
person.identifier.ciencia-id8019-3C78-5432
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id55698566200
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication99113cd6-fd2e-4901-a829-76cfa488cbb7
relation.isAuthorOfPublicationfde9a456-262a-4eb1-87f4-67a408c05246
relation.isAuthorOfPublicationd5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O_Ambiente_Minecraft_Mário_Nádia.pdf
Size:
54.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: