Publication
Cenário de Aprendizagem: construção de um ambiente em Minecraft
dc.contributor.author | José, Mário | |
dc.contributor.author | Lopes, Nádia | |
dc.contributor.author | Cavadas, Bento | |
dc.contributor.author | Correia, Marisa | |
dc.date.accessioned | 2019-05-02T19:58:11Z | |
dc.date.available | 2019-05-02T19:58:11Z | |
dc.date.issued | 2019-03-16 | |
dc.description.abstract | Esta proposta corresponde a um cenário de aprendizagem elaborado no âmbito da unidade curricular “Ambientes Educativos Inovadores”, do Mestrado em Recursos Digitais em Educação. Esta atividade, de natureza interdisciplinar e adequada a um ambiente educativo inovador, promove a articulação entre as disciplinas de Ciências da Natureza, Matemática, História e Geografia de Por-tugal e Tecnologias de Informação e Comunicação. A atividade tem como des-tinatários alunos do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico e terá a duração mé-dia de duas semanas. As principais aprendizagens a desenvolver centram-se nas temáticas dos ambientes (terrestres e aquáticos) e das características do relevo, clima e vegetação. O produto final da atividade consiste numa maquete de um ambiente em Minecraft. A metodologia utilizada é Project-based Learning, em que os alunos adquirem conhecimento e habilidades decorrente da realização de uma atividade durante um período prolongado de tempo para investigar e responder a uma questão, partindo do problema: Como descreves o ambiente que observas? Será uma atividade desenvolvida em quatro ambientes educativos (Apresentar, Criar, Investigar e Interagir) e uma saída de campo. As tarefas são desenvolvi-das em grupo e pretende-se que os alunos desenvolvam competências como a pesquisa, avaliação, comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e pensamento computacional. Nesta atividade os alunos irão: pesquisar acerca de ambientes inseridos na sua localidade, observando aspetos relacionados com o relevo, clima, hidrografia e vegetação; debater os resultados obtidos para um ecossistema nacional; construir em Minecraft um ambiente de Portugal atribuí-do pelo professor, sendo estas áreas protegidas de Portugal; calcular áreas ocupadas por cada espécie; e por fim, apresentar o resultado final. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/2541 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | ambientes | pt_PT |
dc.subject | biodiversidade | pt_PT |
dc.subject | clima | pt_PT |
dc.subject | minecraft | pt_PT |
dc.subject | relevo | pt_PT |
dc.title | Cenário de Aprendizagem: construção de um ambiente em Minecraft | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto Politécnico de Santarém | pt_PT |
oaire.citation.title | Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019 | pt_PT |
person.familyName | José | |
person.familyName | Raquel Mendes Lopes | |
person.familyName | Cavadas | |
person.familyName | Correia | |
person.givenName | Mário | |
person.givenName | Nádia | |
person.givenName | Bento | |
person.givenName | Marisa | |
person.identifier.ciencia-id | 721E-9632-6780 | |
person.identifier.ciencia-id | 8019-3C78-5432 | |
person.identifier.ciencia-id | 9212-EE0C-7753 | |
person.identifier.ciencia-id | F319-BEDD-099B | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6021-6581 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6205-4475 | |
person.identifier.rid | C-6766-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55698566200 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834080 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 99113cd6-fd2e-4901-a829-76cfa488cbb7 | |
relation.isAuthorOfPublication | fde9a456-262a-4eb1-87f4-67a408c05246 | |
relation.isAuthorOfPublication | d5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442 | |
relation.isAuthorOfPublication | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b |