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Bad plastics - Oceanos livres de plástico: participar na mudança

dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.date.accessioned2019-05-22T19:12:59Z
dc.date.available2019-05-22T19:12:59Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEsta atividade Inquiry, designada Bad plastics - Oceanos livres de plástico: Participar na mudança, foi concebida no âmbito do CreativeLab_Sci&Math do Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação de Santarém (IPS/ESES). O presente guião encontra-se organizado nos seguintes momentos de ensino: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016) e destina-se a alunos do 12.º ano de escolaridade. Com este recurso didático procura-se que os alunos deem resposta à questão “Oceanos livres de plástico – Como posso contribuir para a mudança?”, sugere-se que os alunos realizem um conjunto de tarefas organizados nos diferentes momentos de ensino 7E. Os oceanos constituem, atualmente, um desafio global e uma prioridade para muitas nações do mundo, entre as quais os países da união europeia, sendo considerado como uma chave do futuro (Comissão Europeia, 2016). A escola é um dos intervenientes com um papel crucial na consecução dos objetivos estabelecidos na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, designadamente na promoção da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. Texto descritivo: A presente atividade de Inquiry, envolve um conjunto de tarefas que visam envolver os alunos, de forma ativa, na construção de aprendizagens sobre a problemática da poluição dos oceanos pelos plásticos, através das etapas: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016). Esta proposta de atividade é constituída por dois documentos, um guião do professor e um guião do aluno. Com este recurso, pretende-se que que os alunos desenvolvam conhecimentos, capacidades e atitudes de forma e: a) compreender a complexidade da problemática associada à presença de plásticos nos oceanos; b) identificar e caracterizar diferentes tipos de resíduos de plástico; c) distinguir e classificar os objetos que estão na origem dos plásticos existentes nos oceanos; d) formular hipóteses, realizar pesquisas, analisar e interpretar dados e resolver problemas; e)relacionar esta problemática com os seus impactos em diversos setores da sociedade e identificar formas de intervenção nesta área; f) utilizar as tecnologias de informação e comunicação; g) trabalhar em equipa, revelando capacidades de liderança, iniciativa, autonomia e cooperação; e e) mobilizar e integrar os conhecimentos científicos relevantes para tomar decisões informadas, mudar as suas atitudes e intervir na comunidade com vista à redução dos plásticos nos oceanos. É uma atividade que prioritariamente se destina a alunos do 12.º ano, podendo ser trabalhada em outro níveis de ensino mas com as adaptações necessárias. Para conseguir explorar um dos recursos digitais previsto nesta proposta de atividade, deverá ter instalado o Google Chrome (para ser possível utilizar o Google Earth) no computador. Todas as orientações e sugestões de exploração da atividade constam do guião do professor.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLinhares, E., & Cavadas, B. (2018). CreativeLab_Sci&Math | Bad plastics – Oceanos livres de plástico: participar na mudança. Recurso educativo. Disponível no portal Casa das Ciências:pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2555
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.casadasciencias.org/recurso/8684pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectinquirypt_PT
dc.subjectmodelo dos 7Ept_PT
dc.subjectpoluição dos oceanospt_PT
dc.subjectplásticospt_PT
dc.subjectCreativeLabpt_PT
dc.subjectoceanospt_PT
dc.titleBad plastics - Oceanos livres de plástico: participar na mudançapt_PT
dc.title.alternativeGuiões do professor e do alunopt_PT
dc.typelearning object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
person.familyNameLinhares
person.familyNameCavadas
person.givenNameElisabete
person.givenNameBento
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.ridJWA-1916-2024
person.identifier.scopus-author-id57216489457
person.identifier.scopus-author-id55698566200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typepedagogicalPublicationpt_PT
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