Repository logo
 
Publication

A avaliação do bem-estar emocional e do envolvimento das crianças nas atividades de sua iniciativa e de iniciativa do adulto em contexto de creche

dc.contributor.advisorLuís, Helena
dc.contributor.authorPimenta, Sofia da Silva
dc.date.accessioned2018-07-09T10:27:08Z
dc.date.available2018-07-09T10:27:08Z
dc.date.issued2018-06-14
dc.descriptionRelatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio emergiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, é constituído por duas partes distintas: a apresentação dos estágios realizados durante as Práticas de Ensino Supervisionadas e o trabalho investigativo efetuado. Na Parte dos estágios consta a caraterização e análise do trabalho realizado nos contextos de Creche e Jardim de Infância, tendo em consideração o percurso desenvolvido e patenteando as principais aprendizagens e intervenções. Na parte final apresenta-se uma reflexão fundamentada, sobre o desenvolvimento profissional realizado, ao longo deste processo. Na pesquisa realizada expõe-se um estudo de caratér qualitativo concentrado na temática do Bem-Estar Emocional e do Envolvimento das crianças em contexto de Creche, com o intuito de perceber a relação que existe entre a organização do contexto educativo e o envolvimento das crianças. Para a concretização deste estudo investigativo recolheram-se dados audiovisuais (vídeos e fotografias), registos escritos (adaptados de Laevers & Portugal e de Carvalho & Portugal) e efectuou-se a observação naturalista participante, de modo a perceber a importância da avaliação das dimensões do Bem-Estar Emocional e do Envolvimento no contexto de Creche. Os resultados obtidos revelaram que as crianças que participaram no estudo estabeleceram interações de nível alto (quatro e cinco) com os materiais criados para as diversas atividades de iniciativa do adulto, assim como com os materiais que já existiam na sala e faziam parte das atividades de iniciativa das crianças, ou seja, também neste ponto elas evidenciaram interações de nível alto (quatro e cinco). Em suma, a avaliação do Bem - Estar Emocional e do Envolvimento revelou-se bastante relevante para a ação pedagógica desenvolvida pelo/a educador/a.pt_PT
dc.description.abstractThe present internship report emerged as part of the masters in pre-school education, it consists of two distinct parts : The presentation of internships during supervised teaching practices and the investigative work carried out. In the partof the stagesthe characterization and analysisof the work carried out in the contexts of kindergarten and kindergarten taking into account the course developed and patenting the main learning and interventions. In the final part presents a reasoned reflection on the professional development carried out throughout this process. In the research carried out a qualitative study focused on the theme of emotional well-being and the involvement of children in a day-care context was carried out in order to perceive the relationship between the organization of the educational context and the involvement of the children. For the accomplishment of this investigative study audiovisual material ( videos and photographs) written records (adapted from Laevers & Portugal and Carvalho & Portugal) were collected and the participant naturalistyc observation was carried out in order to realize the importance of assessing the dimensions of emotional well-being and involvement in the context of day-care. The results showed that the children who participated in the study established high level interactions ( four and five ) with the materials created for the various activities of initiative of the adult as well as whit the materials that already existed in the room and were part of the activities of initiative of the children, that is, also at which point they showed high level interactions ( four and five ). In short , the evolution of emotional well-being and involvement was very relevant for the pedagogical action developed by the educator.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201948486
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2282
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectbmem-estar emocionalpt_PT
dc.subjectenvolvimentopt_PT
dc.subjectcontexto educativopt_PT
dc.subjectobservaçãopt_PT
dc.subjectpapel do educadorpt_PT
dc.subjectemotional well-beingpt_PT
dc.subjectinvolvementpt_PT
dc.subjecteducational contextpt_PT
dc.subjectobservationpt_PT
dc.subjectthe role of educatorpt_PT
dc.titleA avaliação do bem-estar emocional e do envolvimento das crianças nas atividades de sua iniciativa e de iniciativa do adulto em contexto de crechept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_de_estágio_versão final.pdf
Size:
1.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: