Repository logo
 
Publication

A importância da aprendizagem cooperativa no ensino das ciências: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade

dc.contributor.authorConstantino, Marina
dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.date.accessioned2019-04-22T10:13:57Z
dc.date.available2019-04-22T10:13:57Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO estudo efetuado teve como objetivo investigar se as atividades promotoras de aprendizagem cooperativa desenvolvidas numa turma do 5.º ano de escolaridade, no contexto da prática de ensino supervisionada em Ciências Naturais, influenciaram as suas aprendizagens. Os resultados obtidos revelaram que os alunos conseguiram adquirir conhecimentos e desenvolver competências sociais e cognitivas através do método de aprendizagem cooperativa. Todavia, é necessário preparar cuidadosamente os alunos e desenvolver o trabalho de grupo, não só como mero trabalho em conjunto, mas também como uma fonte de aprendizagens e partilha de conhecimentos entre os pares. No decorrer das atividades detetaram-se dificuldades por parte dos alunos ao nível da organização e funcionamento do grupo. Pensa-se que isto se deveu ao facto de não estarem habituados a trabalhar em grupo, conforme indica a análise das entrevistas. As dificuldades foram amenizando com a interiorização dos papéis atribuídos e os alunos foram modificando o seu comportamento.pt_PT
dc.description.abstractThis study aimed to investigate if the activities using cooperative learning developed in a class of the 5th grade, in the context of supervised teaching practice, influenced students’ learning. The results obtained revealed that students acquired knowledge and developed social and cognitive skills through the cooperative learning method. However, it is necessary to carefully prepare and develop group work, not only as joint work but as a source of learning and knowledge sharing among peers. In the course of the activities, students revealed difficulties in the organization and functioning of the group. This could be related to the fact that they are not accustomed to working in groups, as the interview analysis indicates. The difficulties were reduced by the internalization of the assigned roles and the students were modifying their behavior.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationConstantino, M., & Correia, M. (2017). A importância da aprendizagem cooperativa no ensino das ciências: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade. Revista da UIIPS, 6(1), 6-20.pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2512
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUIIPSpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/uiips/indexpt_PT
dc.subjectaprendizagem cooperativapt_PT
dc.subjectensino das ciênciaspt_PT
dc.subjectprática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectcooperative learningpt_PT
dc.subjectsupervised teaching practicept_PT
dc.subjectteaching sciencept_PT
dc.titleA importância da aprendizagem cooperativa no ensino das ciências: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridadept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Santarémpt_PT
oaire.citation.endPage20pt_PT
oaire.citation.issueVIpt_PT
oaire.citation.startPage6pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameCorreia
person.givenNameMarisa
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MC_MC.pdf
Size:
1.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: