Repository logo
 
Publication

As conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de creche

dc.contributor.authorOliveira, Inês
dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.date.accessioned2016-05-08T17:02:12Z
dc.date.available2016-05-08T17:02:12Z
dc.date.issued2016-04
dc.description.abstractA educação em Ciências desde os primeiros anos é hoje consensualmente defendida por especialistas da área, como forma de estimular e promover não só conhecimento nas crianças mas também o interesse por tudo o que as rodeia. Todavia, a exploração de temas científicos não tem tido o merecido destaque na creche. O presente estudo procurou assim identificar e caracterizar as conceções dos educadores de infância acerca da educação em ciências, em contexto de creche, e dar a conhecer os principais obstáculos com que estes profissionais de ensino se deparam quando implementam atividades de ciências. Para o efeito, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa recorrendo a um estudo de casos múltiplos. A técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista estruturada, realizada a cinco educadoras que exerciam funções em três instituições particulares do distrito de Santarém. Foi evidente a importância que as educadoras atribuem à realização de atividades de ciências nos primeiros anos. Contudo, os resultados desta pesquisa indicam que as educadoras realizam atividades pouco variadas, por não se sentirem confiantes na promoção de tarefas relacionadas com as ciências, o que remete para a falta de formação.pt_PT
dc.description.abstractScience education in the early years is now consensus advocated by experts as a way to stimulate and promote not only knowledge but also the children’s’ interest in everything around them. However, the exploitation of scientific issues have not had the deserved prominence in day-nursery context. This study therefore sought to identify and characterize the conceptions of kindergarten teachers about science education in the context of day-nursery, and to make known the main obstacles with which these teaching professionals face when it comes to implementing science activities. To this end, it opted for a qualitative methodology using a multiple case study. The data collection technique used was the structured interview, held to six educators working in three private institutions of Santarem district. It was evident the interest shown by the educators, regarding the implementation of science activities. However, the results of this research indicate that these educators perform poorly diversified activities, because they do not feel confident in promoting tasks related to the sciences, which refers to the lack of training.pt_PT
dc.identifier.citationOliveira,I. & Marisa,M. (2016). As conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de creche. Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 6(3),19-32pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1442
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUnidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS/article/view/142pt_PT
dc.subjectconceçõespt_PT
dc.subjecteducador de infânciapt_PT
dc.subjectcrechept_PT
dc.subjecteducação em ciênciaspt_PT
dc.subjectconceptionspt_PT
dc.subjectkindergarten teacherpt_PT
dc.subjectday-nurserypt_PT
dc.subjectscience educationpt_PT
dc.titleAs conceções dos educadores de infância sobre a educação em ciências no contexto de crechept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage32p.pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage19p.pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
person.familyNameCorreia
person.givenNameMarisa
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
142-385-1-SM.pdf
Size:
518.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: