Repository logo
 
Publication

A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorLuís, Helena
dc.contributor.authorAndrade, Filipa Tomé Batista de
dc.date.accessioned2019-05-10T16:24:28Z
dc.date.available2019-05-10T16:24:28Z
dc.date.issued2019-04-30
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório intitulado “A organização do tempo pedagógico – Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1.º ciclo do Ensino Básico” visa apresentar um relato da iniciação à prática profissional e uma investigação transversal realizada ao longo de dois anos no Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo do estudo foi o de identificar, através de educadores/as e professores/as dos contextos de estágio, como é planificada a organização do tempo pedagógico, identificar modelos teóricos de referência, caso existam, e compreender se a criança participa nesta organização, identificar a importância e as aprendizagens adquiridas pelas crianças através das rotinas, compreender o papel do adulto nos vários momentos ao longo do dia, bem como as estratégias de avaliação utilizadas. Neste trabalho utilizamos como método de investigação a observação direta em ambos os contextos, bem como entrevistas semiestruturadas aos/às educadores/as e professores/as cooperantes destes contextos. A análise de conteúdo dos dados obtidos nesta investigação permitiu reconhecer que, na opinião dos inquiridos, as rotinas são consideradas um elemento fundamental para a aprendizagem das crianças, tanto ao nível da autoestima, como ao da segurança e da autonomia, pois permitem à criança desenvolver um conjunto de aprendizagens favoráveis que respeitam os seus ritmos e necessidades.pt_PT
dc.description.abstractThis essay entitled "The organization of pedagogical time - Conceptions of educators and teachers of Elementary School/ First Cycle of Basic Education” aims to present an account of the initiation to professional practice and a cross-sectional investigation carried out for two years in the Integrated Master of Pre-school Education and Elementary School/ First Cycle of Basic Education. The main purpose of the study was to identify, through educators and teachers in the contexts of the residency, the planning of the pedagogical time (how the organization of pedagogical time is planned), to identify theoretical reference models, if they exist and if so to understand if the child participates in this organization, to identify learning through routine activities and its importance, to understand the role of the adult in the various moments throughout the day as well as the evaluation strategies used. In this work the direct observation was used as the research method in both contexts as well as semi-structured interviews applied to the educators and teachers involved in these contexts. In this research, the whole data collection and also the analysis of the content allowed to recognize that in the opinion of the interviewed people routines are considered a fundamental element in the children's process of learning, not only in what concerns self-esteem, but also in terms of safety and autonomy/ self-determination, since routines allow the children to develop a set of conducive learning that respect their learning pace and needs.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202243575
dc.identifier.tid202243575
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2544
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectorganizaçãopt_PT
dc.subjecttempopt_PT
dc.subjectrotinapt_PT
dc.subjectparticipaçãopt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectorganizationpt_PT
dc.subjecttimept_PT
dc.subjectroutinept_PT
dc.subjectparticipationpt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.titleA organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final de Estágio.pdf
Size:
1.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: