Repository logo
 
Publication

A promoção de competências de intervenção em situações de emergência em alunos do 1.º ceb

dc.contributor.authorRosário, Mónica
dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.date.accessioned2024-02-21T17:56:21Z
dc.date.available2024-02-21T17:56:21Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO ensino dos Primeiros Socorros constitui-se uma área prioritária em muitos países da Europa fazendo parte integrante do currículo. Contudo, a abordagem deste tema, em Portugal, é bastante limitada remetendo para a necessidade de uma formação de professores e alunos desde os primeiros níveis de ensino de forma a capacitar as nossas crianças a intervir e salvar pessoas. Para além de se saber o que fazer, importa, também, ter uma atitude de prevenção para minimizar as situações em que é necessário intervir em situações de emergência. O presente estudo de caso centrou-se assim na promoção de competências de atuação em Primeiros Socorros numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do ensino Básico. O seu principal objetivo foi o de verificar o impacte da exploração didática deste tema nos alunos participantes do estudo. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário aos alunos antes e depois da abordagem realizada em sala de aula, um questionário destinado a uma corporação de bombeiros da região onde decorreu o estudo, de entrevistas, à observação participante e análise documental. Verificou-se que as atividades de Primeiros Socorros que foram concebidas, implementadas e avaliadas capacitaram os alunos a realizarem procedimentos de Primeiros Socorros.pt_PT
dc.description.abstractTeaching First Aid constitutes a priority area in many European countries as an integral part of the curriculum. However, the approach this issue in Portugal is very limited there is a need training teachers and students from the earliest levels of education in order to empower our children to step in and save people. Beyond to knowing what to do, it is also important to have an attitude of prevention to minimize situations where it is necessary to act in emergency situations. This case study focused on promoting skills like acting in a First Aid with a class of 3th grade of 1st Basic Teaching Cycle. Its main objective was to verify the impact of didactic exploration of this theme in the students participating in the study. The data were collected using a questionnaire to students before and after the approach taken in the classroom, a questionnaire for a fire department in the region where the study took place, interviews, participant observation and document analysis. The results showed that strategies implemented in the classroom enabled students to perform First Aid procedures.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRosário,M. & Linhares, E. (2014). A promoção de competências de intervenção em situações de emergência em alunos do 1.º ceb. Revista UIPS, 2(6), 213-226.pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4785
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém /ESEpt_PT
dc.subjecteducação para a saúdept_PT
dc.subjectprimeiros socorrospt_PT
dc.subjectcompetênciaspt_PT
dc.subjectalunospt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjecthealth educationpt_PT
dc.subjectfirst aidpt_PT
dc.subjectskillspt_PT
dc.subjectstudentspt_PT
dc.subjectfirst primary schoolpt_PT
dc.titleA promoção de competências de intervenção em situações de emergência em alunos do 1.º cebpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage226pt_PT
oaire.citation.issue6pt_PT
oaire.citation.startPage213pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPS – Número da Escola Superior de Educação de Santarémpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameLinhares
person.givenNameElisabete
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.ridJWA-1916-2024
person.identifier.scopus-author-id57216489457
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Revista-da-UIIPS_N6_Vol2_ESES_2014_Linhares.pdf
Size:
450.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: