Repository logo
 
Publication

Relato de uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores

dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorSantos, Raquel
dc.contributor.authorMaia E Carmo, Teresa
dc.date.accessioned2020-08-17T14:57:15Z
dc.date.available2020-08-17T14:57:15Z
dc.date.issued2019-12
dc.description.abstractO avanço vertiginoso das tecnologias digitais nos últimos anos tornou urgente a formação de cidadãos com novas competências, que lhes permitam tirar partido das suas potencialidades de forma crítica e consciente. Além disso, o desenvolvimento e a massificação das tecnologias abriram caminho a novos empregos nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). De acordo com indicadores da União Europeia (Caprile, Palmén, Sanz & Dente, 2015), a taxa de emprego em profissões STEM deverá aumentar significativamente até 2025, tornando-se necessário formar mais indivíduos altamente qualificados nestas áreas. Cabe, assim, à escola estimular desde cedo os alunos para prosseguirem carreiras nestas áreas, o que implica repensar o papel do aluno e do professor (Cohen & Patterson, 2012). Capraro e Slough (2013) consideram que, para dar resposta a tais desafios, os professores deverão apostar em metodologias de ensino inovadoras baseadas em projetos interdisciplinares, que envolvam os alunos em experiências autênticas e contextualizadas. Diversos autores têm destacado a integração da programação e da robótica na realização de projetos interdisciplinares (Bers, 2008; Chalmers, 2017; Jaipal-Jamani & Angeli, 2017; Martins & Fernandes, 2015; Sáez-López, Román-González & VázquezCano, 2016), com o intuito de promover as aprendizagens nas áreas STEM, desde o pré-escolar. Para além das vantagens da robótica na promoção de competências de lógica, de resolução de problemas, de pensamento crítico (Sáez-López et al., 2016), da criatividade (Martins, Teixeira & Vargas, 2016), da interdisciplinaridade (Bers, 2008; Sáez-López et al., 2016) e do interesse dos alunos (Benitti, 2012), esta permite a articulação com as Artes e com a aprendizagem da língua (Rusk, Resnick, Berg & Pezalla-Granlund, 2008). Em linha com estas ideias, Martins e Fernandes (2015) concluíram, no seu estudo, que o desenvolvimento de projetos no 1.º Ciclo com recurso a robôs fomenta a cooperação, a aprendizagem da Matemática e a escrita de histórias. Face aos importantes desafios que se colocam à escola, é fundamental preparar os professores, em formação (JaipalJamani & Angeli, 2017) e em exercício (Chalmers, 2017; Han, Yalvac, Capraro & Capraro, 2015), para integrar a programação e a robótica em projetos interdisciplinares nas áreas STEM. Neste sentido, apresentamos uma experiência interdisciplinar realizada com futuros educadores e professores do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCorreia,M.; Santos,R. & Maia e carmo,T. (2019). Relato de uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores. Revista Educação e Matemática, 154, 65-69pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3027
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.apm.pt/portal/em.php?id=233758&rid=233413pt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjectinterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectmatemáticapt_PT
dc.titleRelato de uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage69pt_PT
oaire.citation.startPage65pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Matemáticapt_PT
oaire.citation.volume154pt_PT
person.familyNameCorreia
person.familyNameSantos
person.familyNameMaia e Carmo
person.givenNameMarisa
person.givenNameRaquel
person.givenNameTeresa
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.ciencia-id571C-F6FA-38B7
person.identifier.ciencia-id0018-A201-3DA5
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.orcid0000-0003-3838-6626
person.identifier.orcid0000-0003-3398-4571
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublicationdb534012-0239-499d-856e-0f46ea916513
relation.isAuthorOfPublicatione2aa6a0c-efa7-4a60-827a-2232a1ad796f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relato.pdf
Size:
2.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format