Repository logo
 
Publication

Análise do empenhamento do educador: uma experiência de formação e supervisão no contexto de jardim de infância

dc.contributor.authorLuís, Helena
dc.contributor.authorCalheiros, Maria
dc.date.accessioned2010-11-29T16:46:34Z
dc.date.available2010-11-29T16:46:34Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractO estudo que aqui se apresenta pretende descrever um processo de construção da qualidade no âmbito da supervisão da prática pedagógica reconhecendo a interacção como elemento central na aprendizagem (crianças e adultos). Partimos do perfil do empenhamento do adulto tal como definido por Laevers (1991) e utilizamos a escala de empenhamento do adulto para observar/medir/avaliar a interacção educativa entre adultos e crianças (Pascal e Bertram, 1999). Os resultados permitem obter dados de natureza quantitativa mas medem sobretudo os aspectos qualitativos do processo ensinar-aprender. Foram analisadas as potencialidades e dificuldades na utilização deste instrumento no âmbito da supervisão da prática pedagógica da formação inicial na perspectiva dos participantes. Considerou-se que esta estratégia de supervisão, tendo como ponto de partida a escala de empenhamento do adulto, na medida em que abriu caminho a um processo de formação profissional e pessoal (estagiárias e educadoras), contribuiu simultaneamente para um desenvolvimento qualitativo da instituição. - This study aims to describe a practice of pedagogical supervision of young children educators on their initial training, recognizing interaction between adults and children as a central element in learning. We used the Laevers concept of “engagement” and the Adult Engagement Scale (Pascal and Bertram, 1999) to observe/measure/evaluate the educative interaction between adults and children. The potentialities and difficulties of using this instrument in pedagogical supervision were analyzed. It was considered that this strategy of supervision, having as starting point the Adult Engagement Scale, contributed positively to the a process of professional learning (trainees and educators) and also for a qualitative development of the institution.por
dc.identifier.citationLUÍS, Helena; CALHEIROS, Maria José - Análise do empenhamento do educador: uma experiência de formação e supervisão no contexto de jardim de infância. Revista Interacções. Nº9 (2008), p.66-79por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/306
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/I3.pdfpor
dc.subjectFormação inicial de educadorespor
dc.subjectSupervisão pedagógicapor
dc.subjectEmpenhamentopor
dc.titleAnálise do empenhamento do educador: uma experiência de formação e supervisão no contexto de jardim de infânciapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage79p.por
oaire.citation.startPage66p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
person.familyNameLuís
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-idFE1B-828C-2A6D
person.identifier.orcid0000-0002-6947-2597
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication4a4eefc8-7d7b-45d9-bcf4-8ea003117d61
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4a4eefc8-7d7b-45d9-bcf4-8ea003117d61

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
I3.pdf
Size:
81.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: