Repository logo
 
Publication

Formar para incluir: um programa nacional de capacitação de formadores

dc.contributor.authorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorColaço, Susana
dc.contributor.authorPappámikail, Lia
dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorCardoso, Inês
dc.date.accessioned2024-03-07T15:03:45Z
dc.date.available2024-03-07T15:03:45Z
dc.date.issued2024-02
dc.description.abstractNeste artigo, dar-se-á conta da experiência de construção e implementação de um programa de capacitação, com base nos resultados do seu processo de avaliação, em particular os inquéritos por questionário preenchidos pelos formandos. Esta experiência resultou de um conjunto de opções, centradas no princípio de coconstrução de um processo formativo que incluiu a aferição da sua pertinência no quadro da promoção da qualidade e eficiência do sistema de educação e formação, designadamente no que concerne à problematização e disponibilização de instrumentos para a concretização de uma escola plenamente organizada, em todas as suas dimensões, numa perspetiva inclusiva. Abordar-se-ão dois eixos fundamentais: i. produção de recursos de apoio à educação inclusiva, concebidos na ótica da capacitação de docentes, numa perspetiva não prescritiva, mas no sentido da reflexão, da tomada de decisão consciente e da adoção de práticas educativas com suporte efetivo no conhecimento disponível; ii. reforço do investimento na capacitação de docentes - incluindo, naturalmente, os que presentemente desempenham funções de administração - em matéria de equidade, segundo critérios de inclusão e justiça escolar, por forma a contribuir para o reconhecimento das dimensões política, ética e deontológica do exercício profissional de funções públicas, para o apoio à ação das escolas, nomeadamente, para a promoção de ambientes educativos e de práticas mais inclusivas.pt_PT
dc.description.abstractn this article, the experience of building and implementing a training program will be reported, based on the results of its evaluation process, in particular the surveys filled in by the trainees. This experience resulted from a set of options, centered on the principle of co-construction of a training process that included assessing its pertinence within the framework of promoting the quality and efficiency of the education and training system, namely with regard to prob-lematizing and making available instruments for the realization of a fully organized school, in all its dimensions, from an inclusive perspective. Two fundamental axes will be addressed: i. production of support resources for inclusive education, conceived from the perspective of training teachers, from a non-prescriptive perspective, but in the sense of reflection, conscious decision-making, and the adoption of educational practices with effective support in the availa-ble knowledge; ii. reinforcement of investment in the training of teachers - including, naturally, those who currently perform administrative functions - in terms of equity, according to criteria of inclusion and school justice, in order to contribute to the recognition of the political, ethical and deontological dimensions of professional practice of public functions, to support the action of schools, namely, to promote more inclusive learning environments and practices.pt_PT
dc.description.abstractEn este artículo, se presentará la experiencia de construcción e implementación de un programa de capacitación, basado en los resultados de su proceso de evaluación, en particular las encues-tas por cuestionario completadas por los participantes. Esta experiencia surgió de una serie de opciones centradas en el principio de la coconstrucción de un proceso formativo que incluyó la evaluación de su relevancia en el marco de la promoción de la calidad y eficiencia del sistema de educación y formación, especialmente en lo que respecta a la problematización y la disponibilidad de herramientas para la realización de una escuela plenamente organizada en todas sus dimen-siones desde una perspectiva inclusiva. Se abordarán dos ejes fundamentales: i. la producción de recursos de apoyo a la educación inclusiva, concebidos desde la perspectiva de la capacita-ción de docentes, no de manera prescriptiva, sino en términos de reflexión, toma de decisiones conscientes y adopción de prácticas educativas respaldadas por el conocimiento disponible; ii. el fortalecimiento de la inversión en la capacitación de docentes, incluyendo, naturalmente, a aquellos que actualmente desempeñan funciones administrativas, en asuntos de equidad según criterios de inclusión y justicia escolar, con el fin de contribuir al reconocimiento de las dimensiones políticas, éticas y deontológicas del ejercicio profesional de funciones públicas, en apoyo a la acción de las escuelas, en particular, para promover entornos educativos y prácticas más inclusivas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPiscalho, I., Colaço, S., Pappámilkail, L., Correia, M., & Cardoso, I. (2024). Formar para incluir: um programa nacional de capacitação de formadores. Indagatio Didactica, 16(1), 39-57. https://doi.org/10.34624/id.v16i1.35926pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34624/id.v16i1.35926pt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4790
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/35926pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectambientes de aprendizagem inclusivospt_PT
dc.subjectdiversidadept_PT
dc.subjecteducação inclusivapt_PT
dc.subjectequidadept_PT
dc.subjectformaçãopt_PT
dc.subjectinclusive learning environmentspt_PT
dc.subjectdiversitypt_PT
dc.subjectinclusive educationpt_PT
dc.subjectequitypt_PT
dc.subjecttrainingpt_PT
dc.subjectAmbientes de aprendizaje inclusivospt_PT
dc.subjectdiversidadpt_PT
dc.subjecteducación inclusivapt_PT
dc.subjectequidadpt_PT
dc.subjectformaciónpt_PT
dc.titleFormar para incluir: um programa nacional de capacitação de formadorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage57pt_PT
oaire.citation.issue16pt_PT
oaire.citation.startPage39pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNamePiscalho
person.familyNameColaço
person.familyNamePappámikail
person.familyNameCorreia
person.familyNameAlmeida Cardoso
person.givenNameIsabel
person.givenNameSusana
person.givenNameLia
person.givenNameMarisa
person.givenNameMaria Inês
person.identifier.ciencia-id9516-A381-685C
person.identifier.ciencia-id2C1B-ABB4-13B2
person.identifier.ciencia-id821A-6EE3-FF9A
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.ciencia-idF212-7DB4-E007
person.identifier.orcid0000-0002-2484-5775
person.identifier.orcid0000-0003-1542-6314
person.identifier.orcid0000-0003-1306-1059
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.orcid0000-0003-2687-2424
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication02eab6f3-6678-4278-a740-d414a3ed3ff9
relation.isAuthorOfPublication11232783-1eed-4cd5-8576-d46b349bdb0e
relation.isAuthorOfPublication793d70a6-b99c-48df-82f2-8057a366571a
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublicationb0a3f22f-2b04-4eb5-9454-b511cc6b8991
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11232783-1eed-4cd5-8576-d46b349bdb0e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
document.pdf
Size:
718.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: