Repository logo
 
Publication

A resolução de problemas envolvendo frações com alunos do 6º ano.

dc.contributor.advisorBranco, Neusa
dc.contributor.authorRafael, Paulo Ricardo Simas Baptista
dc.date.accessioned2017-08-09T15:03:09Z
dc.date.available2017-08-09T15:03:09Z
dc.date.issued2017-05-22
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área de Ensino do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório integra duas componentes, a descrição e reflexão sobre os estágios realizados ao longo do curso de mestrado em ensino do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do ensino básico e o estudo investigativo que se centra no ensino-aprendizagem dos números racionais no 6.º ano, em particular, na capacidade de resolução de problemas envolvendo frações. A relevância do estudo emerge da minha observação e reflexão ao longo dos estágios realizados e durante a minha vida profissional sobre a importância de envolver os alunos na resolução de problemas para que estes desenvolvam uma boa compreensão matemática. O estudo segue uma natureza quantitativa e qualitativa. Os resultados evidenciam que os alunos têm maior facilidade em resolver tarefas que envolvam equivalência, ordenação e comparação de frações e revelam maior dificuldade em resolver tarefas que envolvam a fração como operador.pt_PT
dc.description.abstractThis report includes two components, the description and reflection on the internships carried out during the master's degree course in 1st cycle and 2nd cycle primary education and the research study that focuses on teaching-learning of numbers In the 6th year, in particular, in the problem solving capacity of fractions. The relevance of the study emerges from my observation and reflection throughout the stages and during my professional life on the importance of involving students in solving problems so that they develop a good mathematical understanding. The study follows a quantitative and qualitative nature. The results show that students have greater difficulty in solving tasks that involve equivalence, ordering and comparison of fractions and show greater difficulty in solving tasks that involve the fraction as operator.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201726327
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1811
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectfrações e números decimaispt_PT
dc.subjectmatemáticapt_PT
dc.subjectresolução de problemaspt_PT
dc.subjectsentido de númeropt_PT
dc.subjectfractions and decimal numberspt_PT
dc.subjectmathematicspt_PT
dc.subjecttroubleshootingpt_PT
dc.subjectnumber sensept_PT
dc.titleA resolução de problemas envolvendo frações com alunos do 6º ano.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho Final.pdf
Size:
4.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: