Publication
A integração do tangram na aula de Geometria – Uma primeira abordagem ao conceito de área na formação inicial de professores dos primeiros anos.
dc.contributor.author | Mestrinho, Nelson | |
dc.contributor.author | Oliveira, Hélia | |
dc.date.accessioned | 2013-05-30T14:40:16Z | |
dc.date.available | 2013-05-30T14:40:16Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Neste estudo analisamos a forma como a utilização do tangram favorece o aprofundamento da compreensão do conceito de área em futuros professores dos primeiros anos de escolaridade. Num contexto de investigação sobre a prática, realizada no âmbito de uma experiência de formação, consideramos o trabalho desenvolvido por um grupo de quatro estudantes do 2.º ano de Licenciatura em Educação Básica no decurso de uma tarefa proposta a partir do tangram. Tendo por base dados recolhidos através de registos áudio e vídeo constatamos que o uso deste recurso promove tanto o desenvolvimento de ideias fundamentais à compreensão da medida da área, como permite explorar diferentes abordagens ao conceito de área. | por |
dc.identifier.citation | Mestrinho, N. & Oliveira, H. (2012). A integração do tangram na aula de Geometria – Uma primeira abordagem ao conceito de área na formação inicial de professores dos primeiros anos. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: SPIEM. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/814 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | SPIEM | por |
dc.subject | medida | por |
dc.subject | área | por |
dc.subject | prática de ensino | por |
dc.subject | tangram | por |
dc.subject | formação inicial de professores | por |
dc.title | A integração do tangram na aula de Geometria – Uma primeira abordagem ao conceito de área na formação inicial de professores dos primeiros anos. | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.title | Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- A INTEGRAÇÃO DO TANGRAM NA AULA DE GEOMETRIA – UMA PRIMEIRA ABORDAGEM AO CONCEITO DE ÁREA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS_final.pdf
- Size:
- 88.05 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: