Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
88.05 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste estudo analisamos a forma como a utilização do tangram favorece o
aprofundamento da compreensão do conceito de área em futuros professores dos
primeiros anos de escolaridade. Num contexto de investigação sobre a prática, realizada
no âmbito de uma experiência de formação, consideramos o trabalho desenvolvido por
um grupo de quatro estudantes do 2.º ano de Licenciatura em Educação Básica no
decurso de uma tarefa proposta a partir do tangram. Tendo por base dados recolhidos
através de registos áudio e vídeo constatamos que o uso deste recurso promove tanto o
desenvolvimento de ideias fundamentais à compreensão da medida da área, como
permite explorar diferentes abordagens ao conceito de área.
Description
Keywords
medida área prática de ensino tangram formação inicial de professores
Citation
Mestrinho, N. & Oliveira, H. (2012). A integração do tangram na aula de Geometria – Uma primeira abordagem ao conceito de área na formação inicial de professores dos primeiros anos. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: SPIEM.