Repository logo
 
Publication

Diferenças de género nos comportamentos de bullying: contributos da neurobiologia

dc.contributor.authorSeixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
dc.date.accessioned2010-06-06T22:48:05Z
dc.date.available2010-06-06T22:48:05Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractNo presente artigo é realizada uma revisão de literatura ao nível dos comportamentos de bullying em estreita relação com o género dos alunos directamente envolvidos. Procurou-se estabelecer, numa segunda análise, uma articulação com os resultados obtidos em estudos no âmbito da neurobiologia, também eles focalizados nas diferenças entre os géneros. Sendo consensual entre a esmagadora maioria das investigações empíricas sobre o fenómeno bullying, a existência de uma diferença significativa entre os comportamentos de bullying manifestados pelos rapazes (fundamentalmente directos e físicos), comparativamente aos comportamentos de bullying manifestados pelas raparigas (fundamentalmente indirectos e relacionais), surgiu o desafio de procurar uma explicação de cariz biológica para essa diferença. Como qualquer outro comportamento humano, qualquer tentativa explicativa deve necessariamente ser de natureza multifactorial, sendo que, quando nos focalizamos exclusivamente numa área do saber (no presente artigo na área da neurobiologia, designadamente a influência do funcionamento cerebral na diferenciação qualitativa dos comportamentos de bullying consoante o género), temos de estar cientes de que essa explicação será sempre parcial, sectária. Nesse sentido, de modo a contribuir para a clarificação dos processos de formação dessas diferenças, é igualmente realçado o papel do ambiente, especificamente das interacções e práticas parentais, na produção e/ou exacerbação de algumas dessas diferenças, procurando com isso inviabilizar qualquer tentativa de leitura do comportamento do ser humano como biologicamente determinado.pt
dc.identifier.citationSEIXAS, Sónia Raquel - Diferenças de género nos comportamentos de bullying: contributos da neurobiologia.Revista Interacções. Nº13 (2009), p. 63-97pt
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/65
dc.language.isoporpt
dc.publisherIPS - Escola Superior de Educação de Santarémpt
dc.relation.ispartofseriesNº 13;
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/pt
dc.subjectBullyingpt
dc.subjectDiferenças de géneropt
dc.subjectNeurobiologiapt
dc.titleDiferenças de género nos comportamentos de bullying: contributos da neurobiologiapt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt
oaire.citation.endPage97pt
oaire.citation.startPage63pt
oaire.citation.titleRevista Interacçõespt
person.familyNameSeixas
person.givenNameSónia
person.identifier.ciencia-id2716-DC5E-B59D
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typearticlept
relation.isAuthorOfPublicatione217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
M5 - Sonia.pdf
Size:
373.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.8 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: