Repository logo
 
Publication

A abordagem STEM na aprendizagem da solubilidade: uma experiência com alunos do 11º ano

dc.contributor.advisorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorGomes, Carla Alexandra Quintão
dc.date.accessioned2023-11-26T23:14:07Z
dc.date.available2023-11-26T23:14:07Z
dc.date.issued2023-11-07
dc.description.abstractEste projeto analisa a influência da abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no desenvolvimento cognitivo dos alunos, na aprendizagem sobre solubilidade e no interesse nas áreas STEM. Para tal, os alunos realizaram uma atividade laboratorial usando placas de Arduino® ligadas a sensores, para estudar a influência da temperatura na solubilidade de um soluto sólido em água. O projeto envolveu 35 alunos do 11º ano de escolaridade, de uma escola de Almeirim. Para analisar o impacto do projeto recorreu-se a uma metodologia mista, que incluiu a aplicação de um teste de associação de palavras (WAT - Word Association Test) e de um inquérito por questionário, antes e depois da intervenção pedagógica. Os resultados evidenciam uma melhoria no desenvolvimento cognitivo dos alunos, mas uma diminuição do seu interesse pelas áreas STEM. Contudo, foram identificadas dificuldades de aprendizagem que requerem aperfeiçoamento das atividades, além do estudo mais aprofundado das suas causas.pt_PT
dc.description.abstractThis project examines the influence of the STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) approach on students' cognitive development, learning about solubility, and motivation in STEM fields. To this end, students conducted a laboratory activity using Arduino® boards connected to sensors to study the influence of temperature on the solubility of a solid solute in water. The project involved 35 11th-grade students from a school in Almeirim, Portugal. To analyse the impact of the project, a mixed methodology was used, which included the application of a WAT (Word Association Test) and a questionnaire survey before and after the pedagogical intervention. The results demonstrate an improvement in the students' cognitive development, but a decrease in their interest in STEM areas. However, learning difficulties were identified that require the improvement of activities, as well as further study of their causes.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203388348
dc.identifier.tid203388348
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4584
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectestudo da solubilidadept_PT
dc.subjectestruturas cognitivaspt_PT
dc.subjectinteresse pelas áreas STEMpt_PT
dc.subjecteducação STEMpt_PT
dc.subjectsolubility studypt_PT
dc.subjectcognitive structurespt_PT
dc.subjectinterest in STEM fieldspt_PT
dc.subjectSTEM educationpt_PT
dc.titleA abordagem STEM na aprendizagem da solubilidade: uma experiência com alunos do 11º anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRecursos Digitais em Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho projeto_MRDE_Carla Quintão Gomes.pdf
Size:
1.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: