Repository logo
 
Publication

Os estudantes e sua representação social do Curso Técnico Integrado em Artesanato na modalidade PROEJA do Instituto Federal de Brasília – Campus Taguatinga

dc.contributor.advisorGalinha, Sónia
dc.contributor.authorPonte, Stênio Germano
dc.date.accessioned2016-12-26T20:47:36Z
dc.date.available2016-12-26T20:47:36Z
dc.date.issued2016-12-06
dc.descriptionDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitáriapt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo compreender a Representação Social dos estudantes sobre Curso Técnico Integrado em Artesanato na Modalidade PROEJA do Instituto Federal de Brasília – Campus Taguatinga em que estão inseridos. O referencial teórico utilizado pautou-se na Teoria das Representações Sociais, nas políticas educacionais que baseiam a Educação de Jovens e Adultos e o ensino profissionalizante. A pesquisa de delineamento qualitativo utilizou teste de associação livre de palavras e entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 40 estudantes matriculados no curso em análise e a escolha por esses participantes justificou-se pelo momento de implantação do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio nos campi do Instituto Federal de Brasília e pela necessidade de se ter acesso ao que pensam os estudantes sobre o curso. Os resultados de suas representações revelaram a importância que os mesmos têm sobre o curso, contudo entre a realidade desejada nos documentos base e a realidade encontrada foram evidenciadas lacunas que apontaram a necessidade de debate mais amplo a respeito das problemáticas. Logo os resultados obtidos nesta investigação contribuem para uma intervenção social numa abordagem sistémica e institucional.pt_PT
dc.description.abstractThe actual thesis has a goal to understand the Social representation of students on course in Integrated Technical Crafts in PROEJA mode of the Federal Institute of Brasilia - Campus Wansbeck who is inserts. The teoric referential used was lined on Theory of Social Representations,on educational politics who is based on the youngers and adults educations and the vocational education. The research on qualitative line used one test of association any words and the script of half structured entreview. Takes part of the research 40 students enrolled on analysis course and the choice of this participants was made on the moment of the implantation in Integration Program of Vocational Education to High School on the campus of Federal Institute of Brasilia and the needed to have access what the students think about the analysis course. The results of this representations shows the matter who the same has about the course, however the reality write on this base documents and reality shows was evidenced on gaps that point the needed of a grown discussion on rescpect of this problematics. Then the results gain on this investigation contributes for a social intervention in a systemic approach and institutional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201460181
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1647
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectrepresentações sociaispt_PT
dc.subjecteducação de jovens e adultospt_PT
dc.subjectescolapt_PT
dc.subjectestudantespt_PT
dc.subjectsocial representationpt_PT
dc.subjectyoungers and adults educationpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectstudentspt_PT
dc.titleOs estudantes e sua representação social do Curso Técnico Integrado em Artesanato na modalidade PROEJA do Instituto Federal de Brasília – Campus Taguatingapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE-STENIO_PONTE.pdf
Size:
1.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: