Publication
Promoção da literacia dos jovens sobre infecções sexualmente transmissiveis em saude escolar
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | |
dc.contributor.advisor | Godinho, Celeste | |
dc.contributor.author | PAPAI DA SILVA | |
dc.date.accessioned | 2025-02-26T11:16:02Z | |
dc.date.available | 2025-02-26T11:16:02Z | |
dc.date.issued | 2024-07 | |
dc.description | Relatorio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Comunitária | |
dc.description.abstract | Os jovens são um grupo onde a prevalência e a incidência das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) é cada vez maior. Este facto parece dever-se a um grupo de fatores determinantes, entre os quais se destaca a literacia em saúde. Foi definido como objetivo geral promover o aumento da literacia sobre infeções sexualmente transmissíveis, em saúde escolar, através da implementação de um projeto de intervenção comunitária numa unidade, durante o período de dezembro de 2023 a janeiro de 2024. Teve como fio condutor a Metodologia do Planeamento em Saúde, sustentado no referencial teórico de Nola Pender, o Modelo de Promoção da Saúde. A avaliação do projeto demonstrou um impacto positivo na literacia em saúde dos jovens da amostra estudada. A implementação deste projeto, juntamente com as atividades desenvolvidas ao longo do estágio final, contribuiu significativamente para o desenvolvimento de competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública | por |
dc.description.abstract | Young people are a group where the prevalence and incidence of Sexually Transmitted Infections (STI) is increasing. This fact seems to be due to a group of determining factors, among which health literacy stands out. The general objective was defined to promote increased literacy on sexually transmitted infections, in school health, through the implementation of a community intervention project in a unit, during the period from December 2023 to January 2024. Its guiding principle was Health Planning Methodology, based on Nola Pender's theoretical framework, the Health Promotion Model. The project evaluation demonstrated a positive impact on the health literacy of young people in the studied sample. The implementation of this project, together with the activities developed throughout the final internship, contributed significantly to the development of specific skills of specialist nurses in community and public health nursing. | eng |
dc.identifier.citation | Silva, P. (2024). Promoção da literacia dos jovens sobre infecções sexualmente transmissiveis em saude escolar (Mestrado). Santarem. Escola Superior de Saude. | |
dc.identifier.tid | 203903838 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/5717 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Literacia em Saúde | |
dc.subject | Adolescencia | |
dc.subject | Infecções sexualmente transmissiveis | |
dc.subject | Enfermagem | |
dc.title | Promoção da literacia dos jovens sobre infecções sexualmente transmissiveis em saude escolar | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 | |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado | pt_PT |