Repository logo
 
Publication

Emoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolar

dc.contributor.advisorTagarro, Marta
dc.contributor.authorPinto, Joana Ribeiro
dc.date.accessioned2021-12-14T10:08:44Z
dc.date.available2021-12-14T10:08:44Z
dc.date.issued2021-11-22
dc.description.abstractO presente Relatório apresenta um percurso formativo e investigativo, com o intuito da obtenção do grau de mestre em Ensino do 1. º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2. º Ciclo do Ensino Básico. A constituição do Relatório divide-se em duas partes fundamentais para a sua construção. A primeira parte destina-se às práticas de ensino supervisionadas em contexto de 1. º Ciclo do Ensino Básico e de 2. º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Português, e, numa segunda parte, à parte investigativa com foco na temática das emoções, mais especificamente, nas emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Desta forma, este estudo procurou investigar como se caraterizam e o que influência as emoções dos alunos do 2. º CEB em contexto escolar. Os resultados apresentados nesta investigação trazem-nos conhecimento sobre as emoções nos alunos, as suas competências emocionais e sua relação com as aprendizagens. Fica-se, também, as metodologias no ensino presencial e como o ensino a distância causou nas emoções do aluno com base na comparação presencial. A investigação assenta numa metodologia de caracter misto, pois apresenta metodologias qualitativas e quantitativas, através de instrumentos de recolha de dados como entrevistas exploratórias a um docente e a um psicólogo e inquéritos por questionário realizados a 152 alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractThis report presents a formative and investigative journey, with the purpose of obtaining a master's degree in Teaching Primary School and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. The report is divided into two fundamental parts for its construction. The first part is devoted to the supervised teaching practices in the context of 1st and 2nd cycles of basic education in the subjects of History and Geography of Portugal and Portuguese, and, in a second part, the investigative part focused on the theme of emotions, more specifically, on the emotions of 2nd cycle students in school context. Therefore, this study sought to investigate how the emotions of 2nd cycle students in school settings are characterized and what influences them. The results presented in this research bring us knowledge about the students' emotions, their emotional competencies, and their relationship with learning. We are also left with the methodologies in face-to-face teaching and how distance education caused the students’ emotions based on the comparison between the two types of teaching. The research is based on a mixed character methodology, since it presents qualitative and quantitative methodologies, through data collection instruments such as interviews by survey to a teacher and a psychologist and questionnaire surveys carried out by students of the 2nd cycle of basic education.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202809609
dc.identifier.tid202809609
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3800
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectaprendizagenspt_PT
dc.subjectemoçõespt_PT
dc.subjectemoções básicaspt_PT
dc.subjecteducaçãopt_PT
dc.subjectpapel do docentept_PT
dc.subject2. º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectemotions and basic emoticonspt_PT
dc.titleEmoções dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico em contexto escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_Joana Pinto .pdf
Size:
5.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format