Publication
Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famílias
dc.contributor.author | Spínola, Ana | |
dc.contributor.author | Reis, Alcinda | |
dc.date.accessioned | 2019-03-20T09:50:29Z | |
dc.date.available | 2019-03-20T09:50:29Z | |
dc.date.issued | 2018-04-26 | |
dc.description.abstract | Cuidar de pessoas e famílias culturalmente diversas constitui-se num dos maiores desafios colocados aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes indicadores demográficos, sociais e culturais da União Europeia. Na prática clínica destes profissionais com famílias imigrantes identificam-se dificuldades na promoção da sua saúde; esta constatação desencadeia a necessidade de estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para a construção das competências culturais nos estudantes, desde o curso de licenciatura. A valorização do conhecimento teórico e da sua conceptualização na forma como os estudantes cuidam – processo de cuidados – permite a tomada de consciência progressiva, pela prática reflexiva na aquisição de competências, refletindo-se no desenvolvimento congruente das dimensões: instrumental, interpessoal e sistémica para cuidar na diversidade cultural. A estratégia pedagógica desenvolvida, integra evidências de investigação anterior, onde haviam sido identificados elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, potencialmente promotores da adesão e continuidade aos cuidados propostos pelos profissionais de saúde. Pretende-se analisar a construção de competências culturais nos estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem, partindo de situações estímulo em sala de aula. Mobilizamos na 1ª fase – estudo qualitativo e de orientação etnográfica. Na 2ª fase – integração de evidências estruturantes de estudos de caso-análise em contexto teórico. Utilização de instrumento de colheita de dados com dimensões – Listen, Explain, Aknowledge, Recommend, Negociate na avaliação de pessoa/família imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011). Da valorização do conhecimento teórico e da sua concetualização no modo como os estudantes refletem os cuidados em contextos multiculturais, emergem aprendizagens na intervenção com famílias – valores, costumes, crenças e práticas de saúde, para a tomada de decisão e resolução de problemas. A estratégia revela-se impulsionadora da procura ativa de conhecimento e do desenvolvimento das habilidades para aquisição de competências culturais nos estudantes, promovendo o desenvolvimento da sua autorreflexão e pensamento crítico em enfermagem. Palavras-chaves: competência cultural, estratégias pedagógicas, promoção da saúde, estudantes de enfermagem | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Spínola, A.; Reis, A.(2018). Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famílias | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/2465 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Competência cultural | pt_PT |
dc.subject | Estratégias Pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Promoção da saúde | pt_PT |
dc.subject | Estudantes de enfermagem | pt_PT |
dc.title | Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famílias | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade do Minho - Braga | pt_PT |
person.familyName | Spinola | |
person.familyName | Costa dos Reis | |
person.givenName | Ana Cristina | |
person.givenName | Alcinda | |
person.identifier | 647673 | |
person.identifier.ciencia-id | B911-3121-69F7 | |
person.identifier.ciencia-id | AA1C-494B-AF37 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0721-3343 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1003-5990 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 5237e0ac-91e2-441a-91df-3c0600958c9c | |
relation.isAuthorOfPublication | 661d594c-0d4c-42f7-a541-b4bd54a180af | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 5237e0ac-91e2-441a-91df-3c0600958c9c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Apresentação_26_abril_Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famílias.pdf
- Size:
- 1.03 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: