Repository logo
 
Publication

Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famílias

dc.contributor.authorSpínola, Ana
dc.contributor.authorReis, Alcinda
dc.date.accessioned2019-03-20T09:50:29Z
dc.date.available2019-03-20T09:50:29Z
dc.date.issued2018-04-26
dc.description.abstractCuidar de pessoas e famílias culturalmente diversas constitui-se num dos maiores desafios colocados aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes indicadores demográficos, sociais e culturais da União Europeia. Na prática clínica destes profissionais com famílias imigrantes identificam-se dificuldades na promoção da sua saúde; esta constatação desencadeia a necessidade de estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para a construção das competências culturais nos estudantes, desde o curso de licenciatura. A valorização do conhecimento teórico e da sua conceptualização na forma como os estudantes cuidam – processo de cuidados – permite a tomada de consciência progressiva, pela prática reflexiva na aquisição de competências, refletindo-se no desenvolvimento congruente das dimensões: instrumental, interpessoal e sistémica para cuidar na diversidade cultural. A estratégia pedagógica desenvolvida, integra evidências de investigação anterior, onde haviam sido identificados elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, potencialmente promotores da adesão e continuidade aos cuidados propostos pelos profissionais de saúde. Pretende-se analisar a construção de competências culturais nos estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem, partindo de situações estímulo em sala de aula. Mobilizamos na 1ª fase – estudo qualitativo e de orientação etnográfica. Na 2ª fase – integração de evidências estruturantes de estudos de caso-análise em contexto teórico. Utilização de instrumento de colheita de dados com dimensões – Listen, Explain, Aknowledge, Recommend, Negociate na avaliação de pessoa/família imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011). Da valorização do conhecimento teórico e da sua concetualização no modo como os estudantes refletem os cuidados em contextos multiculturais, emergem aprendizagens na intervenção com famílias – valores, costumes, crenças e práticas de saúde, para a tomada de decisão e resolução de problemas. A estratégia revela-se impulsionadora da procura ativa de conhecimento e do desenvolvimento das habilidades para aquisição de competências culturais nos estudantes, promovendo o desenvolvimento da sua autorreflexão e pensamento crítico em enfermagem. Palavras-chaves: competência cultural, estratégias pedagógicas, promoção da saúde, estudantes de enfermagempt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSpínola, A.; Reis, A.(2018). Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famíliaspt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2465
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectCompetência culturalpt_PT
dc.subjectEstratégias Pedagógicaspt_PT
dc.subjectPromoção da saúdept_PT
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_PT
dc.titleDo educar ao cuidar na diversidade cultural das famíliaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade do Minho - Bragapt_PT
person.familyNameSpinola
person.familyNameCosta dos Reis
person.givenNameAna Cristina
person.givenNameAlcinda
person.identifier647673
person.identifier.ciencia-idB911-3121-69F7
person.identifier.ciencia-idAA1C-494B-AF37
person.identifier.orcid0000-0003-0721-3343
person.identifier.orcid0000-0002-1003-5990
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication5237e0ac-91e2-441a-91df-3c0600958c9c
relation.isAuthorOfPublication661d594c-0d4c-42f7-a541-b4bd54a180af
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5237e0ac-91e2-441a-91df-3c0600958c9c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Apresentação_26_abril_Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famílias.pdf
Size:
1.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: